Mais econômica O novo motor equipa apenas a versão de luxo RXE, que pode também vir com o 1,6 -- a básica, RT, vem só com este último. Ao primeiro contato já se percebe a boa distribuição de torque por toda a faixa de operação, tornando agradável dirigir a minivan. Só em alta velocidade é que o ímpeto diminui, em função da área frontal bem superior à de um automóvel. Os números de desempenho melhoraram bastante: velocidade máxima de 194 km/h (antes 185) e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 s (eram 11,5), segundo o fabricante. |
Enquanto a versão de entrada RT mantém o preço e ganha equipamentos, a RXE (foto) aparece com duas opções de motores e preços interessantes, que exigirão estratégia agressiva da nova concorrência |
Ganha-se em desempenho, perde-se em economia, certo? Errado. O 16V é mais eficiente que o motor anterior e promete
11,5 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada, contra modestos 7,6 e 12,9 km/l do
oito-válvulas (dados de fábrica). A partir de setembro a Renault vai
oferecer câmbio automático de quatro marchas, do tipo adaptativo,
já pedido por muitos usuários. Mas há outras novidades para já:
suspensão recalibrada e -- para a versão RXE 2,0 -- freios traseiros
também a disco e pneus 195/60 R 15. Na 1,6 permanecem 185/65. |
Encostos de
cabeça reguláveis permitem maior proteção; lanternas traseiras Com o mesmo entreeixos e comprimento similar ao do Mégane hatch, a minivan chega a surpreender em espaço, apesar do banco traseiro central estreito.
Nada muda, também, na modularidade interna. Os bancos traseiros têm regulagem longitudinal e são reclináveis, rebatíveis e removíveis (apenas o central no caso da RT), em processos que demandam pouco esforço. O porta-malas vai de razoáveis
410 litros a ótimos 1.800, neste caso com a remoção dos assentos. |
Poucas novidades internas e alguns pontos ainda a corrigir: controles de vidros muito baixos, volante bastante horizontal e falta de indicação, nas portas dianteiras, de que estão travadas ou não |
A RXE já adicionava ar-condicionado, controle elétrico dos vidros traseiros e dos retrovisores, rodas de alumínio, faróis de neblina e freios antitravamento (ABS) de série. Ganhou rádio/toca-CD com comando satélite junto ao volante e computador de bordo, sendo opcional o revestimento interno em couro, por R$ 2.100. Para ambas há três conjuntos de acessórios -- Conforto, Aventura e Sport -- que oferecem uma geladeira para o local do quinto assento, engate traseiro, porta-bicicleta e spoiler, entre outros itens. Continua |
|
Avaliações - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |