MOTOR
- transversal,
4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 82,7 x 93 mm. Cilindrada: 1.998
cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Potência máxima: 138 cv
a 5.500 rpm. Torque máximo: 19,2 m.kgf a 3.750 rpm. Injeção multiponto.
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CÂMBIO
- automático, 4 marchas; tração dianteira. Relações:
1) 2,72;
2) 1,50; 3) 1,00; 4) 0,71; diferencial, 3,48. Regime a 120 km/h em
D, 2.550 rpm. Regime na
velocidade máxima em D, 3.950 rpm; em 3a., 5.550 rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 280 mm ø;
traseiros a disco, 274 mm ø; antitravamento. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 10,7 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, braço arrastado, barras de torção
transversais. |
RODAS
- 6 x 15 pol.; pneus, 195/60 R 15 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,169 m; largura, 1,719 m; altura, 1,615 m; entreeixos,
2,58 m; bitola dianteira, ND; bitola traseira, ND; capacidade do tanque,
60 l; porta-malas com 5 lugares, 410 l; com 2 lugares, 1.800 l; peso,
1.320 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 185 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
12,1 s. |
CONSUMO
- em cidade, 10,9 km/l; em estrada, 15,8 km/l. |
Dados do fabricante; ND = não
disponível |
Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 157; informações de
fábrica, 0800 555615. |
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> O motor 2,0 16V da Scénic é dos mais modernos entre os carros nacionais. Utiliza alavancas roletadas no acionamento das válvulas
(saiba como funciona) e comando de válvulas variável, sendo as árvores de comando tubulares em vez de fundidas. |
> A Renault
divulga sua potência máxima segundo duas normas: 140 cv pela
alemã DIN e 138 cv pela ISO, que é similar à brasileira NBR.
A intenção, provavelmente, foi garantir a superioridade
sobre a Xsara Picasso, mesmo que esta fosse lançada -- um
mês depois da nova Scénic -- com a versão de 138 cv do
motor 2,0.
A diferença é que a DIN mede ao nível do mar, onde a
pressão atmosférica é maior, e a NBR utiliza a altitude
média entre 10 capitais brasileiras. Como se sabe, a
potência se reduz cerca de 1% a cada 100 metros adicionais de
altitude. O BCWS, por padronização, adota a norma NBR. |
> Os freios são a disco nas quatro rodas e trazem de série, na versão RXE, sistemas antitravamento (ABS) e de distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD). |
> Como é comum nos modelos franceses, a suspensão traseira adota braço arrastado, com barras de torção em vez de mola helicoidal. A dianteira é McPherson. |
> Avanço importante na recente reestilização da Scénic foram os novos faróis, com
duplo refletor de superfície
complexa, em vez dos antigos de refletor único e convencional. Viajar com os quatro fachos acesos, em estradas sem tráfego, ficou mais seguro e confortável. Nesta versão há também faróis de neblina, luzes traseiras de mesma finalidade e, como na RT, repetidores de luzes de direção nos pára-lamas. |
Ano-modelo, 2002;
pneus, Firestone Firehawk 700; quilometragem inicial, 2.200
km. |
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