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Comentário técnico
O novo motor do Marea é o mesmo que equipa na Europa o roadster Barchetta -- similar ao do Bravo/Brava, mas com maior potência, 131 cv ante 113 cv. Trata-se na verdade de um 1.750 (arredondado para 1,8 litro por questões comerciais) praticamente "quadrado" (diâmetro e curso quase iguais, enquanto o dois-litros tem curso mais curto), leve (40 kg menos que o cinco-cilindros) e de alta rotação: atinge a potência máxima a 6.500 rpm. De geração bastante moderna, adota recursos atuais como variador de fase no comando de válvulas de admissão (já existente nos Mareas de 142 e turbo de 182 cv, mas não no dois-litros de 127 cv) e coletor de admissão com geometria variável.
Além de mais leve, o quatro-cilindros adota variador de fase e coletor de admissão variável, que não existem no cinco-cilindros de mesma potência

Confeccionado em plástico, o coletor possui dois dutos, um mais curto e outro mais longo. Uma borboleta, gerenciada pela central eletrônica, determina se o ar aspirado deve fazer um percurso ou outro. Se ela está fechada, o ar vai para o duto longo; se está aberta, vai para o duto curto. Uma vez que coletores curtos favorecem a potência e coletores longos melhoram o torque em baixas rotações, esse mecanismo faz com que o motor trabalhe sempre na configuração mais adequada ao regime de giros utilizado.

A mecânica do novo SX guarda outras peculiaridades. Injeção e ignição são Hitachi em vez de Bosch, como nos demais motores. As relações de marcha e diferencial foram mantidas, mas os freios dianteiros passaram a discos menores (257 mm de diâmetro contra 284 mm) e os traseiros agora utilizam tambores em vez de discos. E não foi preciso recorrer à árvore de balanceamento para obter funcionamento bem suave, o que denota correta relação r/l (entre o curso dos pistões e o comprimento das bielas).

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote com variador de fase, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82 x 82,7 mm. Cilindrada: 1.747 cm3. Taxa de compressão: 10,3:1. Potência máxima: 127 cv a 6.500 rpm. Torque máximo: 16,7 m.kgf a 4.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial Hitachi.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,909; 2) 2,238; 3) 1,52; 4) 1,156; 5) 0,919; ré, 3,909; diferencial, 3,867. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.720 rpm.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 257 mm ¢; traseiros a tambor, 228 mm ¢; antitravamento.

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, independente, braços arrastados, com estabilizador.

RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/60 R 15 V.

DIMENSÕES - comprimento, 4,49 m; largura, 1,741 m; altura, 1,535 m; entre-eixos, 2,54 m; bitola dianteira, 1,475 m; bitola traseira, 1,43 m; capacidade do tanque, 63 l; porta-malas, 500 l; peso, 1.270 kg.

Motores, desempenho e consumo
Motor 1.750 2.000 2.000 com variador
Potência máxima (cv/rpm) 127 / 6.500 127 / 5.500 142 / 6.000
Torque máximo (m.kgf/rpm) 16,7 / 4.000 17,9 / 4.500 18,1 / 5.000
Velocidade máxima (km/h) 193 193 201
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 10,2 10,3 9,8
Consumo em cidade (km/l) 10,1 9,2 9
Consumo em estrada (km/l) 15,2 13,8 13,6

Dados do fabricante. O motor 2.000 sem variador de fase está deixando de equipar o Marea, tendo sido incluído com fins de comparação apenas.

Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 420; informações de fábrica, 0800-99-1000.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2000; pneus, Pirelli P6000; quilometragem inicial, 3.200 km.

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