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Pouco ruído, pouco desempenho   O motor 2,0 turbodiesel do Tracker, de origem Mazda e o mesmo do Grand Vitara, é de moderna geração e conta com intercooler para melhor rendimento. A tração pode ser usada em modo 4x2, 4x4 normal (engate até 95 km/h) e 4x4 reduzida (relação de 1,81:1, engate apenas com o veículo parado), com seleção por alavanca no console. O BCWS o dirigiu por estradas de diferentes qualidades (a pista de testes de durabilidade da GM) e em percurso fora-de-estrada leve.

A primeira boa impressão é o baixo nível de ruído e vibração do motor Mazda, bem melhor em baixos regimes e em marcha-lenta que o MWM de 2,8 litros do S10, por exemplo. Em relação a este, é também mais progressivo na distribuição de torque. Chega a parecer movido a gasolina em algumas situações. Só que os destaques terminam por aí.

Espaço interno e no porta-malas são pouco superiores aos de um carro pequeno, mas com vantagem em altura; tampa traseira abre para o lado errado, pois segue o padrão japonês

O motor não passa de 87 cv (mesma potência do Kia Sportage diesel): é pouco para os 1.475 kg do veículo, o que se reflete em desempenho modesto em qualquer condição. Recorre-se a marchas inferiores com freqüência para obter melhores respostas e ainda assim falta força em subidas e arrancadas rápidas. No percurso de 4x4, com quatro pessoas a bordo, o Tracker mostrava-se fraco sempre que a transmissão reduzida era desligada.

No uso típico de cidade, a sensação não é tão negativa porque há bom torque em baixos regimes -- 22 m.kgf a 2.000 rpm. Mas os números de desempenho, só divulgados pela GM a pedido dos jornalistas, decepcionam: velocidade máxima de 142 km/h e de 0 a 100 km/h em 21,7 segundos, em modo 4x2. É mais lento para acelerar que o Renault Kangoo 1,0, ou seja, fica para trás de qualquer automóvel nacional (Mercosul incluído) em uma hipotética disputa de arrancada.

Apesar da concepção moderna e do uso de intercooler, o motor 2,0 turbodiesel de origem Mazda deixa a desejar em desempenho: de 0 a 100 km/h em 21,7 s, mais lento que o fraquíssimo Renault Kangoo 1,0

Para quem não se importa com desempenho, o Tracker tem boa dirigibilidade. Os engates do câmbio são bons, exceto o da quinta marcha, e o da ré é simples e direto. A absorção de impactos e irregularidades é boa, mesmo com o uso de chassi, em vez de monobloco, e de ultrapassada suspensão traseira de eixo rígido, que muitos jipes já trocaram pela independente.

O teste fora-de-estrada, contudo, não permitiu avaliar a fundo o curso da suspensão. Em asfalto, os largos pneus 235/60 R 16 (responsáveis por um ar robusto e esportivo) e a altura moderada da carroceria (distância livre do solo de 195 mm) permitem boa estabilidade. E o consumo, além de contido, desfruta a enorme vantagem de preço do diesel em relação à gasolina.

Apesar dos pneus mais adequados ao asfalto, o Tracker sai-se bem na lama e em caminhos difíceis. A GM espera conquistar 30% do segmento, vendendo três vezes mais que o Grand Vitara

A GM pretende vender, a curto prazo, 300 unidades mensais do Tracker -- metade da produção do jipe na Argentina e 30% do volume que o segmento deve atingir. Aposta no prestígio da marca, na rede de concessionárias (cerca de 300 devem oferecê-lo) e na boa relação entre preço e equipamentos. A economia ao abastecer também conta a seu favor, mas algo poderia ser feito para tirá-lo da crítica posição de "lanterninha" em desempenho entre os carros e utilitários-esporte feitos no Mercosul e disponíveis no Brasil.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 86 x 86 mm. Cilindrada: 1.998 cm3. Taxa de compressão: 20,5:1. Bomba injetora. Potência máxima: 87 cv a 4.000 rpm. Torque máximo: 22 m.kgf a 2.000 rpm.
CÂMBIO - manual; 5 marchas; tração traseira ou integral, com redução.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,6 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo rígido, 5 braços.
RODAS - 7 x 16 pol.; pneus, 235/60 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,215 m; largura, 1,78 m; altura, 1,74 m; entreeixos, 2,48 m; capacidade do tanque, 66 l; porta-malas, 275 a 1.148 l; peso, 1.475 kg.
Desempenho, consumo e fora-de-estrada
DESEMPENHO - velocidade máxima, 142 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 21,7 s. CONSUMO - em cidade, 11,6 km/l; em estrada, 14,5 km/l. FORA-DE-ESTRADA - ângulo de entrada, 34°; de saída, 31°; distância mínima livre do solo, 195 mm.
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