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Foi-se o Xsara VTS de 167 cv, chega o de 138 cv: um
grande conjunto que deixa poucas saudades do antigo

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Quando o Citroën Xsara chegou ao Brasil, em 1998, destacava-se por algumas qualidades: bolsas infláveis frontais de série, a ótima estabilidade já tradicional da marca francesa e, na versão esportiva VTS (leia avaliação), o desempenho exuberante do motor 2,0-litros de 16 válvulas, que mesmo com aspiração natural desenvolvia 167 cv, mais que os 165 de um Fiat Tempra Turbo.

Em fevereiro de 2001 a linha recebeu uma reestilização frontal e teve substituído o motor 1,8 de 112 cv por um eficiente 1,6 de 110 cv (leia avaliação do Xsara Exclusive). A grande perda, contudo, foi que o VTS 2,0 não mais era oferecido: apenas a versão 1,6, incapaz de acompanhar esportivos nacionais como Brava HGT e Golf GTI.

Apenas o spoiler traseiro e os logotipos identificam o VTS por fora, o que seu público deve considerar pouco. A solução é comprá-lo no tom dourado que, se não agrada a todos, atrai muito as atenções
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Passados oito meses, a Citroën resolveu a questão -- pelo menos em parte. Oferecido nas versões Paris (cinco-portas e perua) e VTS (três-portas), em quantidade limitada, o motor 2,0 16V de 138 cv vem trazer novo alento ao Xsara, devolvendo uma parcela do dinamismo que o antigo VTS de 167 cv esbanjava.

O 2,0 é idêntico ao do C5 e similar ao da minivan Xsara Picasso, embora nesta seja contido a 118 cv (saiba mais sobre técnica). A vantagem sobre o 1,6 fica evidente no primeiro contato: as acelerações são ágeis e não se precisam recorrer às altas rotações para obter um desempenho convincente. De acordo com a Citroën, a velocidade máxima passa de 202 para 226 km/h e de 0 a 100 levam-se apenas 8,7 s, contra 9,6 s da versão 1,6.

Clique para ampliar a imagem O painel de fundo claro inclui termômetro de óleo e um completo computador de bordo. Apliques que imitam fibra de carbono caem bem melhor ao Xsara que a falsa madeira da versão Exclusive

A aceleração está coerente, mas 226 km/h com a potência atual soam irreais: o antigo VTS, com 29 cv a mais, atingia 1 km/h a menos, segundo o fabricante... Também difícil de explicar é a diferença de 26 km/h entre o atual esportivo e o Xsara Paris cinco-portas, que tem máxima divulgada de 210 km/h. Continua

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Data de publicação deste artigo: 2/3/02

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