Identificado por fora apenas
pelo logotipo na traseira, o carro pode vir com um ou dois cilindros de
GNV; o comando abaixo do rádio mostra o nível do reservatório de gás e
alterna o funcionamento entre o combustível gasoso e os líquidos |
A
tecnologia de integração da gasolina, álcool e gás é da Bosch,
denominada Trifuel, que apresentou o sistema no 12º Congresso da SAE
Brasil, em novembro do ano passado. O módulo eletrônico de comando (ECM)
passa a contar com maior capacidade de processamento tanto em velocidade
quanto em memória, para administrar os três combustíveis. Já o sistema
de alimentação de gás da Rodagás é de quinta geração, sendo seqüencial.
O Astra Multipower 2,0 só é disponível com carroceria de três volumes e
em acabamentos Comfort (R$ 51.066 com dois cilindros) e Elegance (R$
55.519, idem). A Elite, superior, está fora da oferta de gás. A montagem
do conjunto que permite usar gás é feita na própria produção, mas
realizada por pessoal da tradicional empresa Rodagás, que fornece o
sistema à GM (e já havia sido credenciada pela fábrica para instalar
sistema a gás no Astra 1,8 Sedã a álcool, que o Multipower substitui, em
dezembro de 2002).
A assistência técnica caberá à própria rede de concessionárias e
oficinas autorizadas Chevrolet, o que é conveniente para o cliente, e a
garantia é a normal do modelo, um ano sem limite de quilometragem (mas
limitada a 50.000 km se o uso for comercial, como no serviço de táxi). A
expectativa de venda é de 200 unidades por mês e a fábrica estima que
metade desse volume será absorvida por taxistas e frotistas. As entregas
começam nos próximos dias, porém restritas às praças com maior
disponibilidade de gás natural. Os sedãs Comfort e Elegance Flexpower,
claro, continuam em produção normal.
Dirigindo o
Multipower
A única diferença que se nota no Multipower em relação ao Flexpower, do
ponto de vista do motorista, é uma pequena tecla seletora no painel que
permite escolher entre líquido e gás. A tecla traz na parte superior uma
série de cinco LEDs para indicar o
volume de gás no reservatório (ou reservatórios). O primeiro, mais à
esquerda, é de cor vermelha para indicar esgotamento de 85%, e os
demais, verdes. Continua |