Por trás da imponente grade
está o V8 com recursos modernos, como o sistema Valvetronic, aliado a
uma caixa de seis marchas que opera de modo impecável
Acabamento de ótimo nível, à
altura do preço do 550i, e amplo porta-malas de 520 litros; o estepe
temporário poupa espaço, já que os pneus podem rodar vazios
|
Nos comandos de seta e limpador, basta tocar a alavanca que ela
volta para o lugar inicial. No começo até se estranha, mas depois
não se quer outro. Após uma curva não há mais o tradicional clec
de retorno.
Pela primeira vez em um Série 5 o encosto do banco traseiro é
escamoteável e dividido 1/3-2/3, mas o passageiro do meio sofre mais que
antes com a dureza do próprio encosto — sem falar no volumoso e alto
túnel central da transmissão. Além disso, três pessoas de porte normal
ficam um tanto apertadas atrás, inesperado em um automóvel de suas
dimensões. A não ser que por trajetos curtos, é um carro para quatro
ocupantes, mas com muito espaço e conforto para os que vão atrás.
O ambiente interno à noite é típico de jato executivo
moderno, a começar pelo grande monitor. A iluminação avermelhada em
diversos pontos contribui para tal impressão. Há minúsculos focos de luz
para iluminar a alavanca de câmbio, cinzeiro e bolsas das portas. Uma
atmosfera cativante. O cuidado chega ao porta-malas, que tem duas luzes
— uma delas para iluminar o estojo de ferramentas e primeiros
socorros na tampa, tradicional da marca. Há também uma tomada
de 12 volts ali. E são oito bolsas infláveis: duas frontais, quatro laterais de tórax (montadas nas portas e
não nos bancos, como é comum) e duas cortinas para os vidros.
Críticas, poucas, como haver dois porta-copos escamoteáveis no painel e
não se contar um lugar adequado para o celular, embora haja lugar para
telefone sob o apoio de braço. Outra é a falta de faixa degradê no
pára-brisa, mesmo que o vidro seja especial, atérmico. Mas o 550i Sport não deixa dúvida: realmente é um
sonho de automóvel e a confirmação de que, se o dinheiro não traz a
felicidade, faz a infelicidade bem mais confortável... |
|
MOTOR -
longitudinal,
8 cilindros em "V" a 90°; bloco e
cabeçotes de alumínio; duplo comando variável nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 88,3 x 93 mm. Cilindrada: 4.799 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima:
367 cv a
6.300 rpm. Torque máximo: 49,9 m.kgf a 3.400 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
|
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração traseira. Relações: 1ª) 4,17; 2ª) 2,34; 3ª) 1,52; 4ª) 1,14; 5ª) 0,87;
6ª) 0,69; diferencial,
3,38.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 16; 3ª) 24; 4ª)
32; 5ª) 42; 6ª) 53. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 348 mm ø;
traseiros a disco ventilado, 345 mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de
giro, 11,4 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, independente, multibraço, mola
helicoidal, estabilizador. |
RODAS
- 8 x 18 pol;
pneus, 245/40 R 18 Y. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,841 m; largura, 1,846 m; altura, 1,468 m;
entreeixos, 2,888 m; bitola dianteira, 1,558
m; bitola traseira, 1,582 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,29; capacidade do tanque,
70 l; porta-malas, 520 l; peso, 1.660 kg. |
|
|
Garantia, 2 anos sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 20; informações de
fábrica, 0800 707 3578. |
|
|
Ano-modelo, 2006;
pneus, Bridgestone Potenza RE 050A; quilometragem inicial, 5.500
km. |
|
|