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Por trás da imponente grade está o V8 com recursos modernos, como o sistema Valvetronic, aliado a uma caixa de seis marchas que opera de modo impecável

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Acabamento de ótimo nível, à altura do preço do 550i, e amplo porta-malas de 520 litros; o estepe temporário poupa espaço, já que os pneus podem rodar vazios

Nos comandos de seta e limpador, basta tocar a alavanca que ela volta para o lugar inicial. No começo até se estranha, mas depois não se quer outro. Após uma curva não há mais o tradicional clec de retorno. Pela primeira vez em um Série 5 o encosto do banco traseiro é escamoteável e dividido 1/3-2/3, mas o passageiro do meio sofre mais que antes com a dureza do próprio encosto — sem falar no volumoso e alto túnel central da transmissão. Além disso, três pessoas de porte normal ficam um tanto apertadas atrás, inesperado em um automóvel de suas dimensões. A não ser que por trajetos curtos, é um carro para quatro ocupantes, mas com muito espaço e conforto para os que vão atrás.

O ambiente interno à noite é típico de jato executivo moderno, a começar pelo grande monitor. A iluminação avermelhada em diversos pontos contribui para tal impressão. Há minúsculos focos de luz para iluminar a alavanca de câmbio, cinzeiro e bolsas das portas. Uma atmosfera cativante. O cuidado chega ao porta-malas, que tem duas luzes — uma delas para iluminar o estojo de ferramentas e primeiros socorros na tampa, tradicional da marca. Há também uma tomada de 12 volts ali. E são oito bolsas infláveis: duas frontais, quatro laterais de tórax (montadas nas portas e não nos bancos, como é comum) e duas cortinas para os vidros.

Críticas, poucas, como haver dois porta-copos escamoteáveis no painel e não se contar um lugar adequado para o celular, embora haja lugar para telefone sob o apoio de braço. Outra é a falta de faixa degradê no pára-brisa, mesmo que o vidro seja especial, atérmico. Mas o 550i Sport não deixa dúvida: realmente é um sonho de automóvel e a confirmação de que, se o dinheiro não traz a felicidade, faz a infelicidade bem mais confortável...

 
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em "V" a 90°; bloco e cabeçotes de alumínio; duplo comando variável nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 88,3 x 93 mm. Cilindrada: 4.799 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 367 cv a 6.300 rpm. Torque máximo: 49,9 m.kgf a 3.400 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração traseira. Relações: 1ª) 4,17; 2ª) 2,34; 3ª) 1,52; 4ª) 1,14; 5ª) 0,87; 6ª) 0,69; diferencial, 3,38. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 16; 3ª) 24; 4ª) 32; 5ª) 42; 6ª) 53.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 348 mm ø; traseiros a disco ventilado, 345 mm ø; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,4 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, multibraço, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 8 x 18 pol; pneus, 245/40 R 18 Y.
DIMENSÕES - comprimento, 4,841 m; largura, 1,846 m; altura, 1,468 m; entreeixos, 2,888 m; bitola dianteira, 1,558 m; bitola traseira, 1,582 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,29; capacidade do tanque, 70 l; porta-malas, 520 l; peso, 1.660 kg.
 
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 20; informações de fábrica, 0800 707 3578.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2006; pneus, Bridgestone Potenza RE 050A; quilometragem inicial, 5.500 km.

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