Embora o câmbio automático
não seja o melhor para explorar seu desempenho, o 330i cativa o
motorista com a potência de sobra e a suspensão impecável, mas o rodar
ficou um pouco áspero |
As suspensões mantêm as configurações McPherson à frente (com amplo
emprego de alumínio) e multibraço
atrás. A dianteira ganhou braços duplos e a traseira tem uma articulação a mais,
como no Série 1. Os pneus podem rodar
vazios até 240 quilômetros, sem passar de 80 km/h, e por isso não há
estepe ou macaco. E são seis bolsas infláveis de série, incluindo
cortinas em toda a extensão das laterais.
Ao volante
Assumir o
330i traz as boas sensações da marca, a começar pela posição de dirigir
que inspira esportividade. Avaliado nas rodovias Fernão Dias e Dom Pedro
I, na região de Atibaia, SP, o sedã agradou. Com os pneus de perfil
extrabaixo o rodar é um pouco áspero, o que deve se atenuar nas versões
menos potentes. Já a atuação da suspensão é perfeita, com ótimo controle
dos movimentos da carroceria. Lamenta-se que o percurso usado pela
imprensa não previsse curvas — restou apenas uma alça de acesso para
experimentar a atuação do DSC+, que é impecável.
O melhor desse BMW é a versatilidade de uso. Tanto pode trafegar em
sexta marcha a 120-130 km/h, com baixa rotação e nenhum ruído, como
estimular até o mais pacato motorista com o rugido do seis-cilindros,
que soa como música para os entusiastas. O empurrão nas costas acontece
mesmo em retomadas como 100 a 140 km/h e, ao pisar fundo, as trocas de
marcha acontecem a 7.000 rpm. Pena que só exista a versão automática,
pois seria muito melhor desfrutar esse motor com o pleno controle das
mudanças, apesar da operação correta do câmbio Steptronic.
A BMW fez um grande trabalho no novo Série 3. Além de optar por um
estilo sem excessos de ousadia, aplicou doses generosas de tecnologia a
toda a parte mecânica e, como não poderia deixar de ser, continuou fiel
a suas tradições, como a disposição em linha dos seis cilindros, que a
Mercedes abandonou na década passada. Uma receita que tem todos os
ingredientes para agradar em cheio. |