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Embora o câmbio automático não seja o melhor para explorar seu desempenho, o 330i cativa o motorista com a potência de sobra e a suspensão impecável, mas o rodar ficou um pouco áspero

As suspensões mantêm as configurações McPherson à frente (com amplo emprego de alumínio) e multibraço atrás. A dianteira ganhou braços duplos e a traseira tem uma articulação a mais, como no Série 1. Os pneus podem rodar vazios até 240 quilômetros, sem passar de 80 km/h, e por isso não há estepe ou macaco. E são seis bolsas infláveis de série, incluindo cortinas em toda a extensão das laterais.

Ao volante   Assumir o 330i traz as boas sensações da marca, a começar pela posição de dirigir que inspira esportividade. Avaliado nas rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I, na região de Atibaia, SP, o sedã agradou. Com os pneus de perfil extrabaixo o rodar é um pouco áspero, o que deve se atenuar nas versões menos potentes. Já a atuação da suspensão é perfeita, com ótimo controle dos movimentos da carroceria. Lamenta-se que o percurso usado pela imprensa não previsse curvas — restou apenas uma alça de acesso para experimentar a atuação do DSC+, que é impecável.

O melhor desse BMW é a versatilidade de uso. Tanto pode trafegar em sexta marcha a 120-130 km/h, com baixa rotação e nenhum ruído, como estimular até o mais pacato motorista com o rugido do seis-cilindros, que soa como música para os entusiastas. O empurrão nas costas acontece mesmo em retomadas como 100 a 140 km/h e, ao pisar fundo, as trocas de marcha acontecem a 7.000 rpm. Pena que só exista a versão automática, pois seria muito melhor desfrutar esse motor com o pleno controle das mudanças, apesar da operação correta do câmbio Steptronic.

A BMW fez um grande trabalho no novo Série 3. Além de optar por um estilo sem excessos de ousadia, aplicou doses generosas de tecnologia a toda a parte mecânica e, como não poderia deixar de ser, continuou fiel a suas tradições, como a disposição em linha dos seis cilindros, que a Mercedes abandonou na década passada. Uma receita que tem todos os ingredientes para agradar em cheio.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 2.996 cm3. Taxa de compressão: 10,7:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 258 cv a 6.600 rpm. Torque máximo: 30,6 m.kgf de 2.500 a 4.000 rpm.
CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração traseira.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, multibraço.
RODAS - 8 x 18 pol; pneus, 225/40 R 17 W.
DIMENSÕES - comprimento, 4,52 m; largura, 1,817 m; altura, 1,421 m; entreeixos, 2,76 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 460 l; peso, 1.540 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 250 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 6,6 s.
CONSUMO - em cidade, 7,7 km/l; em estrada, 14,7 km/l.
Dados do fabricante; desempenho e consumo válidos para o combustível europeu

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