> O motor
Citroën de 1.360 cm³ não é novidade como parece: equipa há anos
na Europa os menores modelos da marca, como Saxo, ZX e Xsara, e
chegou ao Brasil há cerca de 10 anos sob o capô do pequeno AX
GTi, em uma versão de alto desempenho que atingia 100 cv —
notáveis 73 cv/l com apenas
duas válvulas por cilindro! A exemplo do 1,6 16V (este realmente
moderno, tendo sido introduzido na França em 2000), utiliza
bloco de alumínio e acelerador
eletrônico, mas possui comando de válvulas simples em vez de
duplo e oito válvulas no lugar de 16. Sua taxa de compressão é
alta, 10,5:1, o que contribui para o desempenho e o consumo. |
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Contrariando as expectativas, a marca francesa manteve no 1,4 as
relações de marcha e de diferencial do 1,6 16V, apesar da
redução expressiva de potência — 35 cv a menos. Uma das razões é
que o motor menor "gira" menos, entregando a potência máxima com
5.400 rpm, 350 rpm abaixo do propulsor maior. Assim, a relação
final de quinta não poderia ser muito mais curta... mas poderia
ser um pouco mais. Enquanto o 1,6 equilibra os regimes de maior
potência e de velocidade final, o 1,4 fica 400 rpm abaixo — um
bom compromisso, porém, para evitar aumento de ruído e de
consumo no uso rodoviário. |
> Embora os
freios do C3 1,4 substituam os discos da traseira por tambores e
os discos ventilados da dianteira por sólidos, e ainda percam o
sistema antitravamento (ABS), é mantida a assistência adicional
de frenagem (chamada pela marca de AFU, aide au freinage d’urgence
ou auxílio à frenagem de urgência). Este sistema não é
eletrônico, como no pioneiro BAS
da Mercedes-Benz, mas mecânico — do mesmo fornecedor, Bosch. A
partir de determinado esforço no pedal, um segundo par de
pistões no cilindro-mestre, concêntricos aos principais e
menores em diâmetro, são os que prevalecem, ampliando a força
hidráulica produzida. Como inconveniente, só um ligeiro aumento
do curso do pedal. |
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MOTOR - transversal,
4 cilindros em linha; bloco e
cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 75 x 77 mm. Cilindrada: 1.360 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima:
75 cv a
5.400 rpm. Torque máximo: 12,5 m.kgf a 3.400 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações:
1) 3,64;
2) 1,95; 3) 1,28; 4) 0,98; 5) 0,78; diferencial, 4,29. |
FREIOS
- dianteiros a disco, 266 mm ø;
traseiros a tambor, 203 mm ø. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência elétrica;
diâmetro de giro, 11,29 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal,
estabilizador. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus, 185/60 R 15 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 3,85 m; largura, 1,667 m; altura, 1,533 m; entreeixos,
2,46 m; bitola dianteira, 1,435
m; bitola traseira, 1,435 m; capacidade do tanque, 47 l; porta-malas,
305 a 1.155 l (banco rebatido); peso, 1.010 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 168 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
12,4 s. |
CONSUMO
- não disponível. |
Dados do fabricante |
Ano-modelo, 2004;
pneus, GoodYear NCT5; quilometragem inicial, 4.400
km. |
Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 50; informações de
fábrica, 0800 118088. |
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