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A boa posição de dirigir melhoraria com uma revisão do apoio lombar, enquanto no banco traseiro falta apoio para as coxas. Mas o interior do C3 é cômodo para uma família pequena



O cinzeiro pode ser reposicionado e removido, mas os controles elétricos de vidros precisam mudar de lugar -- e rápido



Porta-malas: capacidade das maiores do segmento e estepe por dentro

Permanecem também a boa posição de dirigir, embora o apoio lombar fique mais embaixo do que deveria, e o porta-malas dos maiores do segmento, 305 litros. O espaço traseiro é que não agrada muito, além de o assento baixo e curto deixar as coxas mal apoiadas. Ainda, uma característica incômoda do C3 é o pára-brisa muito curvo (da base para o topo), que gera reflexos e ligeira distorção, mais notados sob sol intenso. Acostuma-se, mas seria melhor não ter esse inconveniente.

Ganhos e perdas colocados na balança, vale a pena ficar com o C3 1,4? Se seu bolso permite chegar ao 1,6, não pense duas vezes: as vantagens em desempenho e segurança — pelo ABS — compensam o que se paga a mais. Contudo, se a verba pára no que custa o 1,4, pode seguir em frente: é um conjunto equilibrado e mantém a maioria das qualidades do novo Citroën, que ainda não faz no mercado o sucesso que merece.

Comentário técnico
> O motor Citroën de 1.360 cm³ não é novidade como parece: equipa há anos na Europa os menores modelos da marca, como Saxo, ZX e Xsara, e chegou ao Brasil há cerca de 10 anos sob o capô do pequeno AX GTi, em uma versão de alto desempenho que atingia 100 cv — notáveis 73 cv/l com apenas duas válvulas por cilindro! A exemplo do 1,6 16V (este realmente moderno, tendo sido introduzido na França em 2000), utiliza bloco de alumínio e acelerador eletrônico, mas possui comando de válvulas simples em vez de duplo e oito válvulas no lugar de 16. Sua taxa de compressão é alta, 10,5:1, o que contribui para o desempenho e o consumo.
> Contrariando as expectativas, a marca francesa manteve no 1,4 as relações de marcha e de diferencial do 1,6 16V, apesar da redução expressiva de potência — 35 cv a menos. Uma das razões é que o motor menor "gira" menos, entregando a potência máxima com 5.400 rpm, 350 rpm abaixo do propulsor maior. Assim, a relação final de quinta não poderia ser muito mais curta... mas poderia ser um pouco mais. Enquanto o 1,6 equilibra os regimes de maior potência e de velocidade final, o 1,4 fica 400 rpm abaixo — um bom compromisso, porém, para evitar aumento de ruído e de consumo no uso rodoviário.
> Embora os freios do C3 1,4 substituam os discos da traseira por tambores e os discos ventilados da dianteira por sólidos, e ainda percam o sistema antitravamento (ABS), é mantida a assistência adicional de frenagem (chamada pela marca de AFU, aide au freinage d’urgence ou auxílio à frenagem de urgência). Este sistema não é eletrônico, como no pioneiro BAS da Mercedes-Benz, mas mecânico — do mesmo fornecedor, Bosch. A partir de determinado esforço no pedal, um segundo par de pistões no cilindro-mestre, concêntricos aos principais e menores em diâmetro, são os que prevalecem, ampliando a força hidráulica produzida. Como inconveniente, só um ligeiro aumento do curso do pedal.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 75 x 77 mm. Cilindrada: 1.360 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 75 cv a 5.400 rpm. Torque máximo: 12,5 m.kgf a 3.400 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,64; 2) 1,95; 3) 1,28; 4) 0,98; 5) 0,78; diferencial, 4,29.
FREIOS - dianteiros a disco, 266 mm ø; traseiros a tambor, 203 mm ø.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,29 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 185/60 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 3,85 m; largura, 1,667 m; altura, 1,533 m; entreeixos, 2,46 m; bitola dianteira, 1,435 m; bitola traseira, 1,435 m; capacidade do tanque, 47 l; porta-malas, 305 a 1.155 l (banco rebatido); peso, 1.010 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 168 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 12,4 s.
CONSUMO - não disponível.
Dados do fabricante
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2004; pneus, GoodYear NCT5; quilometragem inicial, 4.400 km.
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 50; informações de fábrica, 0800 118088.

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