A Citroën cai no álcool Sétimo
fabricante a investir nos flexíveis, a francesa lança |
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Em
um momento em que dois em cada três carros novos vendidos no Brasil —
exatos 65,8% em setembro — têm motor
flexível em combustível, fabricante nenhum pode abrir mão de
oferecer esse recurso em modelos nacionais, sobretudo nas categorias
inferiores do mercado. Foi o que levou a Citroën a lançar um C3 capaz de
rodar com gasolina e/ou álcool, no que é a sétima das marcas instaladas
no Brasil. A novidade começa pelo motor de 1,6 litro e 16 válvulas, mas
o 1,4-litro de oito válvulas a receberá no próximo ano.
Apenas o
logotipo na traseira identifica o C3 Flex,
Sem grandes novidades técnicas, salvo a necessária adaptação para uso de
álcool (incluindo tanque de gasolina para partida a frio), o motor do C3
continua a desenvolver 110 cv com gasolina e passa a 113 cv com álcool,
nos dois casos em regime inferior em 150 rpm ao do motor antigo. O que
decepciona é a redução de torque máximo: de 15,6 m.kgf, baixou
para 14,5 m.kgf com o derivado de petróleo e cresceu pouco, para 15,8
m.kgf, ao usar o combustível vegetal. |
É o que avalia o jornalista Jason Vogel, do jornal O Globo, para o BCWS. De resto, as qualidades e imperfeições do carro foram mantidas: "O melhor está na direção com assistência elétrica, levíssima nas manobras de estacionamento e com peso certo em velocidade. De ruim, o trambulador do câmbio, bem vago, e a exagerada assistência dos freios", completa Jason. Menor torque
com gasolina, mais 3 cv com álcool: Um
item em que há especial interesse ao comprar um flexível — consumo —
fica sem ser analisado, pela lamentável omissão desses dados pelo
fabricante. De todo modo, há razões para que se possa seguir a regra
habitual: compensa financeiramente usar álcool enquanto seu preço não
superar 70% daquele da gasolina. Acima disso, melhor esquecer a
flexibilidade. A Citroën manteve o diminuto tanque de 47 litros, o que
permite esperar baixa autonomia com uso de álcool, um problema comum nos
flex. Também não mudam as relações de marcha e de diferencial. |
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Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 29/10/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |