A frente perdeu os faróis
escamoteáveis, mas o estilo do C6 ainda é típico do Corvette, um dos
poucos carros esporte do mundo com meio século de tradição. Parte do
teto pode ser removida e guardada na traseira |
Como
é dirigir uma lenda de meio século, considerada o "único carro esporte
americano" por décadas? Foi para descobrir isso que o BCWS esteve
no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP, onde a General
Motors apresentou a um grupo limitado de jornalistas o novo Corvette C6
e mais dois picapes.
Não se anime: nenhum deles tem importação prevista para o Brasil, embora
o Vette — como é conhecido entre os fãs — certamente tivesse mercado no
nicho de carros esporte. A intenção da empresa foi propiciar à imprensa
a oportunidade de conhecer suas maiores atrações no 23º Salão do
Automóvel de São Paulo, uma iniciativa que deveria fazer seguidores.
O C6, como se sabe, é a sexta geração do carro de plástico reforçado com
fibra-de-vidro que a Chevrolet lançou nos Estados Unidos em 1953 (leia
história). Apresentado em janeiro passado no Salão de Detroit,
marcou o abandono dos faróis escamoteáveis, usados desde 1963, mas
manteve a identidade do anterior C5. No entanto, está mais compacto e
ainda mais bonito — mesmo que alguns critiquem a semelhança da parte
dianteira com a de alguns Ferraris.
Elementos há muito associados ao Vette permanecem lá, como as quatro
lanternas traseiras ovaladas e o teto targa, em que a seção acima dos
bancos pode ser removida e guardada no porta-malas (há também opção pelo
conversível). O coeficiente aerodinâmico
(Cx) é muito bom, 0,28. No interior todo preto (até o teto), a
sensação de qualidade e conforto agrada ao primeiro contato, com
comandos bem projetados e bancos cômodos, afundados ao lado do grande
console central.
O painel esportivo testa os limites dos instrumentos quando se liga a
ignição, que não usa chave: basta manter o chaveiro por perto e acionar
um botão, que também liga e desliga o motor. Um mostrador virtual
projetado no pára-brisa indica velocidade, rotação e outras informações,
incluindo um interessante medidor de aceleração lateral. Sua aparência
pode ser configurada entre vários modos. Como se pode selecionar entre sistemas métrico e inglês (do ajuste de
temperatura do ar-condicionado, que é duplo, às indicações do computador
de bordo), o velocímetro do painel pode ser usado para milhas ou
quilômetros por hora.
Continua |