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Apesar do torque de sobra e do projeto moderno, o motor 2,0 de 143 cv produz mais ruído e vibração do que se espera

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A embreagem estava muito pesada no que avaliamos, mas não notamos esse problema em três unidades dirigidas no evento de lançamento em Manaus, AM.

A tração dianteira, naturalmente, impõe limites a quem desejar ir ao fora-de-estrada, mas o máximo que se espera do típico usuário do carro é um passeio esporádico por caminhos de terra, sem grandes aventuras. De qualquer modo, até o final do ano chega ao mercado a versão 4x4, que deverá ter um sistema permanente, com diferencial central e sem redução, ao estilo do RAV4.

A suspensão é um ponto alto, considerada sua condição de utilitário. Os habituados a picapes médios, como Ranger, ficarão eufóricos ao transpor uma lombada rapidamente sem levar um "coice" nas costas, graças ao leve eixo traseiro de torção. Como não há o menor risco de raspar o cárter nessa condição, a Ford até deixou o protetor de cárter como opcional, sendo recomendado apenas para uso fora-de-estrada.

O comportamento em piso irregular é bom, lembrando o de uma suspensão independente, embora o carro pudesse ter a traseira um pouco mais macia. E como ele vai nas curvas? Respeitado o centro de gravidade mais alto, que requer manobras mais suaves ao volante, muito bem. Pode ser dirigido como um automóvel, com o auxílio dos pneus com desenho voltado ao uso em asfalto.

Os freios usam tambores na traseira, mas dão conta do recado. E a dotação de itens de segurança é coerente nesta versão de topo: vem de série com bolsas infláveis frontais, sistema antitravamento (ABS), encostos de cabeça e cintos de três pontos para quatro dos ocupantes.

Entre altos e baixos, quanto custa o EcoSport? O bem-equipado XLT 2,0 (veja relação de itens de série), começa em R$ 48 mil e chega a R$ 50 mil com os poucos opcionais. É atraente se comparado aos modelos do gênero, todos com tração 4x4 e a maioria importada, mas não se justifica pelo que ele oferece em acabamento. Melhorado — muito — este aspecto, o novo Ford poderá justificar a euforia que tanta gente vem demonstrando por ele.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 87,5 x 83,1 mm. Cilindrada: 1.999 cm3. Taxa de compressão: 10,1:1. Potência máxima: 143 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 19,18 m.kgf a 4.250 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,55; 2) 2,05; 3) 1,41; 4) 1,11; 5) 0,88; diferencial, 4,07.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 258 mm ø; traseiros a tambor, 203,2 mm ø; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal.
RODAS - 15 pol; pneus, 205/65 R 15 T.
DIMENSÕES - comprimento, 4,228 m; largura, 1,734 m; altura, 1,622 m (sem barras de teto) ou 1,679 m (com
barras); entreeixos, 2,49 m; bitola dianteira, 1,484 m; bitola traseira, 1,446 m; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas, 296 l (712 l com banco rebatido); peso, 1.220 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 180 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,3 s.
CONSUMO - em cidade, 11,1 km/l; em estrada, 13,7 km/l.
FORA-DE-ESTRADA - ângulo de entrada, 28º; de saída, 34º; altura livre do solo, 200 mm; profundidade máxima de água, 45 cm.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 358; informações de fábrica, 0800 7033673.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2004; pneus, Pirelli Cinturato P4; quilometragem inicial, 4.100 km.

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