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Os freios são muito eficientes, assim como os faróis, mas o carro poderia vir com retrovisor esquerdo convexo, ainda que proibido nos EUA. Há também controles de tração e estabilidade. Quanto à segurança passiva, as seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas) dizem tudo, mas há também detalhes como o sensor de peso no banco do passageiro da frente, para que seja ativada a luz-piloto que recomenda o uso do cinto.

Afinal, o ES 330 vale o que custa?

Sim e não. É caro demais se considerado o que oferece em equipamentos e qualidades dinâmicas, já que Omega, Honda Accord e o próprio "primo" Camry custam bem menos e não deixam tanto a desejar. Além disso, a marca não tem fama no Brasil e agrega pouco status entre os não-conhecedores.

Por outro lado, a sensação de esmero no projeto e na fabricação, associada aos ótimos resultados da marca em pesquisas de confiabilidade, é uma indicação segura de que se trata de um grande automóvel, daqueles que dão orgulho de possuir – mesmo que os que o vêem pelas ruas nem imaginem.

Um grande automóvel, sem dúvida, mas que se torna caro demais em um mercado onde a Lexus é praticamente desconhecida

Uma representação da vantagem do sofisticado controle eletrônico do câmbio: menos mudanças de marcha nos aclives, redução automática em declives com uso dos freios
Comentário técnico
> O motor de 3,3 litros foi obtido pelo aumento do diâmetro dos cilindros (de 87,5 para 92 mm) em relação ao antigo 3,0, mantendo-se o curso dos pistões (83 mm). Outra novidade é o emprego do variador de fase VVTi, que altera o tempo de abertura das válvulas e contribuiu para baixar o ponto de torque máximo, de 4.400 para 3.600 rpm. A Lexus requer o uso de gasolina premium nos EUA, de 98 octanas RON, equivalente à nossa de mesmo nome. O carro funciona sem problemas com a comum/aditivada, mas pode haver perda de desempenho em certas condições.
> Um dos destaques da mecânica é a caixa automática chamada 5 Super ECT, com moderno controle eletrônico e cinco marchas. Um sistema avançado analisa se o carro está no plano, aclive ou declive e como o motorista usa os freios e o acelerador, para definir que marcha deve ser usada. A ilustração acima mostra como ela opera nessas condições: em um trecho em declive íngreme, por exemplo, pode colocar a terceira marcha quando um câmbio comum manteria a quinta, com óbvia necessidade de uso dos freios. No trecho de aclive do desenho nota-se o efeito de evitar mudanças desnecessárias, já que a variação de perfil da estrada logo exigiria nova troca de marcha.
> O ES 330 está bem-equipado em termos técnicos, mas não é a última palavra em tecnologia. A suspensão traseira, por exemplo, baseia-se no esquema McPherson e não no eixo multibraço, já em uso em vários modelos médio-pequenos europeus.
> A primeira geração do ES 300, de 1992, pode ser considerada um dos primeiros casos no mundo de compartilhamento de plataforma, entre marcas diferentes, sem uso da mesma carroceria. Até então, o mais comum eram clones com estilo quase idêntico, como o Ford Verona e o VW Apollo no Brasil. A iniciativa da Toyota foi criar uma aparência toda nova e mais esportiva para a versão Lexus, para separar melhor os dois modelos no mercado, sem deixar de aproveitar componentes mecânicos. Essa estratégia se mantém nas atuais gerações, tão diferentes por fora que ninguém diria que são o mesmo carro por baixo.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 6 cilindros em V bloco e  cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote com variador de fase, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 92 x 83 mm. Cilindrada: 3.311 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Potência máxima: 225 cv a 5.600 rpm. Torque máximo: 33,1 m.kgf a 3.600 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - automático, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,23; 2ª) 2,36; 3ª) 1,51; 4ª) 1,04; 5º) 0,75; diferencial, 3,29. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 16; 3ª) 25; 4ª) 36; 5ª) 50.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, ø ND; traseiros a disco, ø ND; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,2 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, McPherson, braço transversal, tensor longitudinal, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 6,5 x 16 pol; pneus, 215/60 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,855 m; largura, 1,811 m; altura, 1,455 m; entreeixos, 2,72 m; bitola dianteira, 1,545 m; bitola traseira, 1,535 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,28; capacidade do tanque, 52 l; porta-malas, 411 l; peso, 1.575 kg.
DESEMPENHO E CONSUMO - não divulgados.
Dados do fabricante
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2004; pneus, Bridgestone Turanza ER30; quilometragem inicial, 7.200 km.
Garantia e assistência
Garantia, 3 anos ou 100 mil km; rede de concessionárias, 17; informações de fábrica, 0800 7030206.

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