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O que frustra é o comportamento dinâmico meio excêntrico. Ele faz curvas e não é perigoso, até pelo contrário: suporta bem os eventuais erros de direção de um incauto. O que lhe falta é aquilo que Virgílio, poeta romano, dizia da mulher de Júlio César: “não basta que a mulher de César seja honesta, é preciso parecer honesta”. O Fox balança e dá uma sensação de insegurança ao motorista menos avisado, como vários colegas que foram ao lançamento. Quando confrontados com as reais possibilidades de comando do carro, sempre comentaram que não lhes parecia possível o que estavam percebendo.

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O desempenho convence com motor 1,6, mas o 1,0 é lento em função do peso e
da área frontal do Fox; a estabilidade não transmite confiança a qualquer motorista

Essa sensação de insegurança é causada pelo centro de gravidade alto, causado justamente por aquilo que orgulhosamente é chamado na bibliografia da fábrica como ponto H elevado. Essa expressão pomposa define que o quadril (hip) do motorista fica alto. O problema é que a cabeça também, sofrendo mais as oscilações do carro. Estas são mal controladas por amortecedores macios demais para as molas duras adotadas.

Quem quiser um exemplo de como isso pode ser feito tem à disposição os valores do Polo, exemplo admirável da grande arte de fabricar automóveis pequenos. Certinho e confortável, o Polo forneceu sua plataforma para o Fox, mas algo se perdeu na tradução e o aparente ganho se deu no espaço livre para cabeça. Sobram mais de sete centímetros sobre um motorista de mais de 1,85 metros, que de nada servem. Com amortecedores mais duros e molas um pouco mais macias a coisa mudaria, inclusive controlando a carroceria com estabilizadoras mais grossos.

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A versão Plus vem com rodas de 14 pol, em vez das de 15 pol da Sportline mostrada
nas demais fotos, e pode ter tanto o motor 1,6 quanto o 1,0, ambos flexíveis

O Fox tem jeito. Só não sabemos se tem sentido — até pela perigosa proximidade de preço das versões 1,6 a seu irmão maior — em um mundo onde existem Gol e Polo.

Ficha técnica
    1,0 1,6
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 67,1 x 70,6 mm 76,5 x 86,9 mm
Cilindrada 999 cm3 1.598 cm3
Taxa de compressão 10,8:1
Potência máxima (com gasolina) 71 cv a 6.000 rpm 101 cv a 5.500 rpm
Potência máxima (com álcool) 72 cv a 6.000 rpm 103 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (com gasolina) 9,1 m.kgf a 4.500 rpm 14,3 m.kgf a 3.250 rpm
Torque máximo (com álcool) 9,2 m.kgf a 4.500 rpm 14,5 m.kgf a 3.250 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) opcional
DIREÇÃO
Assistência hidráulica (opcional)
Diâmetro de giro 11,2 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson, estabilizador
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas e pneus (City e Plus) 5 x 14 pol / 175/65 R 14
Rodas e pneus (Sportline) 6 x 15 pol / 195/55 R 15
DIMENSÕES
Comprimento / largura 3,804 m / 1,64 m
Altura / entreeixos 1,544 m / 2,464 m
Tanque / porta-malas 50 l / 260 a 1.236 l
Peso 1.002 kg 1.049 kg
Desempenho e consumo
  1,0 gas. 1,0 álc. 1,6 gas. 1,6 álc.
Velocidade máxima 162 km/h 163 km/h 186 km/h 187 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,3 s 14 s 10,8 s 10,5 s
Consumo em cidade 13,6 km/l 9,4 km/l 11,9 km/l 8,0 km/l
Consumo em estrada 17,4 km/l 11,9 km/l 17,4 km/l 11,6 km/l
Dados do fabricante

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