Best Cars Web Site

O arsenal anti-Vectra da Ford

Clique para ampliar a imagem

Novo contendor no segmento dos grandes, o Fusion
trazido do México promete fazer estrago no mercado

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Os cromados atraem a atenção na frente e nas lanternas traseiras, que saem da mesmice e dão um tempero arrojado a um carro de linhas tradicionais

A Ford, assim como outras já fizeram, lança mão da produção mexicana e de um acordo comercial com aquele país e começa a trazer ao Brasil o Fusion SEL. Lançado em setembro último nos Estados Unidos como sucessor do Taurus (que esteve por aqui em suas duas gerações), o carro resulta de um projeto conjunto das unidades da Ford sediadas lá e no Japão, México e Brasil. A produção é na cidade de Hermosillo. O acordo comercial Brasil-México permite que automóveis e outros bens de consumo durável sejam importados isentos do imposto de importação.

Por isso, o Fusion SEL tem preço sugerido de R$ 79.990, o que permite arriscar um palpite: fará estrago nos negócios dos concorrentes, dos quais o alvo principal é o novo Vectra Elite. O único opcional é o teto solar com comando elétrico (de vidro), que faz elevar o preço para R$ 84.890. Cores? Apenas a conhecida dupla prata-preto — "pelo menos no começo", disse Antônio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford. Um começo lento, em que a primeira remessa será de mil unidades, as vendas iniciando-se em junho. O embarque seguinte trará o dobro disso. Por aqui ele substitui o Mondeo.

Ao dirigir o Fusion, que é baseado na plataforma do Mazda 6, o Best Cars confirmou que tem qualidades de sobra e imperfeições de menos. O estilo exibe personalidade e foge do padrão, com uma ampla grade de três largos frisos cromados e mais dois no pára-choque. O toque de cromo envolve também os grupos ópticos traseiros e uma barra na borda da tampa do porta-malas, cujo volume é recorde no segmento: 530 litros. Todavia, o resultado é ajudado tanto pelo estepe fino, de uso temporário — e conveniência duvidosa —, quanto pela posição "francesa" dos amortecedores traseiros, quase na horizontal, o que elimina as comuns torres que roubam espaço da bagagem. A tampa possui dobradiças pantográficas.

A carroceria mostra inserção na tendência atual de cintura alta e quatro janelas, como o rival Vectra novo (com quem divide a garantia de três anos). Suas grandes dimensões — comprimento de 4,83 metros e distância entre eixos de 2,73 m, mais a largura 1,83 m — só poderiam resultar em espaço interno muito generoso. A largura interna na região do banco traseiro é 10 centímetros maior que no Vectra, por exemplo. É realmente para três passageiros, sem apertos. O encosto é rebatível e dividido em 1/3-2/3. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 24/4/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados