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Receita comprovada

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O espírito aventureiro, iniciado com a Palio Adventure em 1999
e que deu certo, chega à Idea mais perfeito do que nunca

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação
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Pára-choques e molduras laterais de aspecto encorpado, quatro faróis auxiliares, estepe externo e barras de teto em "V", que dão lugar ao teto solar: elementos estéticos da Adventure

Um ano depois de lançar a minivan Idea, a Fiat agrega ao modelo a versão aventureira. Ela traz atrativos mais do que suficientes para quem tem ou aprecia esse espírito, ou precisa de uma minivan mais para utilitário que possa ir um pouco mais longe fora do asfalto. O preço sugerido de lançamento da Idea Adventure é de R$ 52.900, portanto 10,8% mais que a versão HLX de mesma motorização — 1,8-litro flexível, com 114 cv usando álcool. As vendas começam em 23 de setembro.

Não há concorrentes diretos no mercado, mas a Fiat pretende conquistar público do Ford EcoSport (R$ 53 mil na versão XLS 1,6, de 111 cv) e do Volkswagen CrossFox (motor 1,6 de 103 cv, R$ 47,3 mil com o ar-condicionado opcional). E em breve a VW terá versão semelhante da perua SpaceFox.

O visual da Idea Adventure causa impacto logo à primeira vista por conta da altura 52 mm maior, resultado tanto dos inéditos pneus de medida 205/70-15 (195/60-15 na HLX) Pirelli Scorpion ATR de uso misto, responsáveis por metade da mudança, quanto por nova definição de suspensão que inclui as molas. A impressão é realçada pelas singulares barras de teto em "V", que se fecham para trás e terminam numa espécie de aerofólio — e, claro, pelo estepe localizado na parte externa da carroceria.

O estepe é semi-coberto e carregado por um braço móvel que é liberado internamente, associado a uma trava de segurança externa. Uma vez que o conjunto é girado 90º da direita para a esquerda, ganha-se acesso ao compartimento de bagagem e o pneu (com roda de alumínio como as demais e que são de novo desenho) pode ser removido soltando-se três parafusos por meio da própria chave de roda. Quando o suporte está destravado, acende uma luz no painel. A solução é a mesma do CrossFox, criticável por dificultar o acesso à tampa traseira. No EcoSport a porta abre-se toda para a esquerda e não é preciso mexer no estepe.

Os pára-choques são mais encorpados e formam conjunto visual com os arcos dos pára-lamas e a proteção lateral que chega ao meio da porta. Faróis de neblina e de longo alcance ficam incrustados no pára-choque e as carcaças dos retrovisores externos trazem as úteis repetidoras dos indicadores de direção, que inexistem nas demais versões. Continua

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Data de publicação: 6/9/06

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