A versão SX passa a usar
rodas de 14 pol, em vez de 15, e seu desempenho é bem razoável para um
carro sem pretensões esportivas |
Um
atrativo do SX 1,6 é o baixo consumo: segundo norma oficial, roda 10,6
km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, números bons para o porte do
carro. Com o tanque de 63 litros a autonomia é notável: 976 quilômetros
na melhor condição. Continua a não haver versão
flexível na linha Marea, que a Fiat
justifica pela demora e custo que acarretaria. Diz também a fábrica que
o comprador desse segmento não busca o benefício de menor custo por
quilômetro.
Connect
Uma das boas
novidades é o Connect, sistema que emprega a tecnologia Bluetooth para
uso de telefone celular, como já empregada no Stilo. Opcional para o SX
e de série no ELX, HLX e Turbo, o conjunto Connect custa R$ 1.500 e
permite escolher entre três modelos de telefone celular Nokia. O
aparelho conecta-se com o veículo ao ser colocado no interior e o som é
escutado pelo rádio e transmitido por um pequeno microfone a bordo, em
operação viva-voz, permitido pelo Código de Trânsito. Uma conveniência
que vale a pena.
Algumas mudanças externas são logo notadas, como a nova grade dianteira,
a moldura cromada nos faróis (ambos de aspecto discutível), o grupo
ótico traseiro com a lente divida entre vermelho e incolor e o
emblema-logotipo no centro do porta-malas. A roda de alumínio, opcional
no SX e de série no restante da linha, é de novo desenho e mantém os
pneus 195/60-15. Na versão de entrada a roda é de aço com pneus
185/65-14, medida usada no Brava, mas nunca no Marea.
Retrovisor interno fotocrômico é
opcional no SX e ELX e de série no HLX e Turbo, mas o alerta de
velocidade, programável, vem em todos. O Marea 2006 conta também com
travamento automático de portas ao atingir 30 km/h (destravam-se ao ser
removida a chave de ignição ou em caso de acidente). Outra novidade é
poder-se manter o farol baixo ligado ao deixar o veículo. A dotação de
itens de série é ampla, com direção assistida, imobilizador, banco do
motorista com regulagem de altura, comando interno de abertura do
porta-malas, terceira luz de freio e controle elétrico de vidros das
quatro portas, travas e retrovisores.
Apesar do ocaso em que a linha Marea parece estar, as mudanças podem
significar uma injeção de ânimo nas vendas, que começam dentro de alguns
dias. A Fiat parece estar apostando no cavalo certo. |