Best Cars Web Site

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O Mégane em avaliação: comportamento bem acertado e ótimo desempenho com o motor 2,0-litros de 138 cv

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Faltaram alguns detalhes, mas a Renault fez um bom trabalho nesse sedã, que vai conquistar seu espaço

O comportamento em curvas é correto, sem excesso de saída de frente, apesar do retrocesso técnico ocorrido no eixo traseiro — antes independente com braços arrastados, agora do tipo torção, como na maior parte dos adversários. Focus e Civic tornam-se os únicos sedãs da classe com suspensão traseira independente.

O Dynamique 2,0-litros de caixa manual, com mesmo número de ocupantes, exibe pujança ao andar. Conhecido da Scénic e do primeiro Mégane, o motor tem funcionamento suave e entrega boa potência em baixa rotação, no que ajuda o variador de fase para admissão. Só que a sexta marcha, ao contrário do que a Renault informa no material de divulgação, não é destinada a "repouso" em velocidades de viagem: à máxima de 200 km/h o motor está girando a 5.400 rpm, 100 a menos que a rotação de potência máxima. Porém, como em todo carro que chega a essa velocidade, a 120 km/h o regime é comedido, nesse caso 3.200 rpm.

Pode ser que na versão original francesa a sexta tenha realmente aquele conceito, mas que a fábrica tenha tido o receito de aplicá-lo aqui, onde trocar de marcha geralmente é considerado "trabalho". Como está, o câmbio de seis marchas torna-se mero argumento de marketing, pois cinco marchas com relações corretas produziriam o mesmo efeito...

Como o irmão menos potente, o Dynamique 2,0 apresenta comportamento irrepreensível nas variadas situações de tráfego (ajudado pelos bem escolhidos pneus 205/55-16), inclusive os freios. Na descida bem rápida da Serra da Graciosa houve uma perda inicial e pequena de eficiência, os freios mantendo a potência até o final, onde até saía fumaça dos freios dianteiros tal o aquecimento. Nota 10 para o Mégane nesse quesito. Nessa apresentação não houve oportunidade de dirigirmos a versão com câmbio automático, que traz a primazia em um Renault nacional das mudanças manuais seqüenciais. Fica para a avaliação completa.

Uma curiosidade é o pedal do acelerador de dois estágios, o segundo bem para o final de curso. A razão, explicou a fábrica, é nesse segundo ponto ser liberado o limitador de velocidade, entendendo o sistema que o motorista deseja mais potência. No Expression, sem o limitador, o segundo estágio serve como lembrete para acelerar menos. E ficam as críticas a algumas ausências: teto solar, acionamento uma-varrida do limpador de pára-brisa, controle automático de temperatura do ar-condicionado e bate-pé na região dos pés do motorista. Mas são erros facilmente corrigíveis e o BCWS espera que a Renault não demore a fazê-lo.

Em meio às águas de março, o novo Mégane tem tudo para participar com méritos da tempestade que tem caído sobre a categoria, com toda a vantagem para o consumidor.

Ficha técnica
    Expression 1,6 Dynamique 2,0
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 79,5 x 80,5 mm 82,7 x 93 mm
Cilindrada 1.598 cm3 1.998 cm3
Taxa de compressão 10:1 9,8:1
Potência máxima (gas.) 110 cv a 5.750 rpm 138 cv a 5.500 rpm
Potência máxima (álc.) 115 cv a 5.750 rpm NA
Torque máximo (gas.) 15,2 m.kgf a 3.750 rpm 19,2 m.kgf a 3.750 rpm
Torque máximo (álc.) 16,0 m.kgf a 3.750 rpm NA
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 5 / dianteira manual, 6, ou automático,
 4 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência / diâmetro de giro elétrica / 10,7 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson, estabilizador
Traseira eixo de torção, estabilizador
RODAS
Rodas / pneus 15 pol / 195/65 R 15 16 pol / 205/55 R 16
DIMENSÕES
Comprimento / largura 4,498 m / 1,777 m
Altura / entreeixos 1,46 m / 2,686 m
Capacidade do tanque / porta-malas 60 l / 520 l
Peso 1.260 kg 1.320 kg (manual)
Desempenho e consumo
  Expression 1,6 Dynamique 2,0 (manual)
  gas. álc. gas.
Velocidade máxima 182 km/h 186 km/h 200 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8 s 12,5 s 9,8 s
Consumo em cidade 11,9 km/l 8,6 km/l 10,5 km/l
Consumo em estrada 16,1 km/l 11,3 km/l 16,5 km/l
Dados do fabricante

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade