O motor Alloytec, com
variação nos comandos de válvulas e no coletor de admissão, soma-se ao
espaço interno e aos itens de série como fortes argumentos para o Omega
em seu segmento |
E
mais: 90% dele estão disponíveis de 1.570 a 5.870 rpm, aumento de 11%
nessa faixa em relação ao anterior. A GM divulga 235 km/h de velocidade
máxima (antes, 216) e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos
(contra 10), valores sem dúvida muito interessantes. O consumo subiu um
pouco, de 9,6 para 9,2 km/l na média entre cidade e estrada.
O novo câmbio automático possui cinco marchas, eletrônica aprimorada e
operação manual quando desejado, por
meio de pás junto ao volante. Entre outras melhorias, a caixa percebe as
situações em que uma mudança ascendente não seria bem-vinda e opta por
manter a marcha em uso. É o caso de quando o motorista usa mais de 75%
do curso e então tira o pé abruptamente do acelerador, indicação da
proximidade de uma curva ou de uma situação de parada.
O restante da mecânica é o mesmo, embora a GM fale em uma recalibração
da suspensão. Pneus e freios permanecem iguais, já que o eixo traseiro
havia sido aprimorado no modelo 2003.
No entanto, o carro está mais leve na parte dianteira e isso contribui
para o comportamento em curvas. Curiosamente, o fabricante informa os
mesmos 1.637 kg de peso total do anterior, o que é improvável — dados da
Holden apontam 1.569 kg com esse motor.
Ao volante
A GM
escolheu a pista sinuosa D1 e parte da circular ("reta infinita") de seu
Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP, para a avaliação do
Omega 3,6 pela imprensa. São bons ambientes para analisar o novo
desempenho do carro, que acelera e retoma velocidade, bem acima do
limite vigente no Brasil, com grande desenvoltura. A quinta marcha
permitiu baixar as rotações em viagem, mas é acelerando por elas que o
Alloytec mostra seu melhor perfil. O câmbio reage bem ao comando do pé
direito e a operação manual permite retomar em baixa rotação se o
motorista preferir.
Apesar de já ter oito anos na Austrália com a carroceria atual, o
desenho do Omega ainda não está ultrapassado. O modelo 2005 traz novos
faróis, capô, grade e pára-choques, de linhas mais angulosas, que geram
certa dissonância das formas arredondadas das laterais. É o conhecido
conflito entre um desenho básico dos anos 90 e uma atualização parcial
pelas tendências desta década, mas o resultado não chega a comprometer.
No interior, o acabamento em prata acetinado confere um ar mais
esportivo e o completo computador de bordo passa a incluir a função de
velocímetro digital; há também indicador de portas mal fechadas. Os
fartos equipamentos de série e o espaço abundante, dos melhores do
mercado, permanecem seus pontos altos.
A evolução de motor e câmbio elevou o preço da versão única CD de R$
148,5 mil para R$ 159,9 mil, aumento de 7,6%. Um tanto mais caro que
Toyota Camry (V6 3,0, 185 cv, R$ 146,5 mil), Honda Accord (V6 3,0, 240
cv, R$ 134,8 mil), Citroën C5 (V6 3,0, 210 cv, R$ 145 mil), Renault
Laguna (V6 3,0, 210 cv, R$ 122,3 mi) e Volkswagen Passat (V6 2,8, 190
cv, cerca de R$ 138 mil, de acordo com a cotação do dólar). Mas o Omega
é um dos maiores nesse grupo, o único com tração traseira e, agora, o
mais potente de todos. Sem querer endossar o mote do antigo modelo
brasileiro, ficou praticamente absoluto. |
MOTOR
- longitudinal, 6 cilindros em
V; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 94 x 85,6 mm.
Cilindrada: 3.565 cm3. Taxa de compressão: 10,2:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 258,3 cv a 6.500 rpm.
Torque máximo: 34,7 m.kgf a 3.200 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 5 marchas; tração traseira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira,
braço semi-arrastado, estabilizador. |
RODAS
- 7 x 16 pol; pneus, 215/60 R 16. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,964 m; largura, 1,842 m; altura, 1,44 m;
entreeixos, 2,788 m; capacidade do tanque, 75 l; porta-malas,
475 l; peso, 1.637 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 235 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,5
s. |
CONSUMO - em cidade, 7,4 km/l; em estrada, 11,5 km/l. |
|