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Revestimento interno em tecido ou couro, câmbio manual ou automático e dois
tamanhos de tanque de combustível: as opções do Pajero TR4, que vem bem-equipado

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No interior, o mesmo conjunto já um pouco defasado; o motor de 131 cv e a tração integral com quatro modos permanecem, mas os pneus agora são para asfalto

O TR4 2007 vem de série com ar-condicionado, direção assistida, vidros, travas e retrovisores com controle elétrico, alarme e travamento das portas com controle remoto, volante e banco do motorista com regulagem em altura e toca-CDs com leitura de arquivos MP3. Além das opções de câmbio e de revestimento interno, pode-se pedir o tanque de combustível de 86 litros no lugar do básico de apenas 53.

Uma ressalva aos equipamentos de segurança: bolsas infláveis frontais e freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) estão presentes somente com câmbio automático. Na versão manual, apenas o motorista conta com a bolsa e não há ABS, o que deveria ser revisto.

A valentia de sempre   Avaliado em um circuito fora-de-estrada montado nas cercanias da fábrica de Catalão, o TR4 mostrou a mesma desenvoltura e aptidão que sempre teve para o uso longe do asfalto. Nos obstáculos propostos, direção e suspensão — com desenvolvimento especial para o Brasil — mostraram-se bem adequadas ao uso mais severo, filtrando bem as irregularidades do solo. Também ajudaram a potência e torque satisfatórios do motor, os bons ângulos de entrada e saída (38° e 41°, na ordem), o vão livre central de 21,5 centímetros e a capacidade de transpor trechos alagados de até 60 cm de profundidade.

O sistema de tração parece até exagerado para o porte do carro. Mesmo com pneus "urbanos", não apresentou dificuldade em nenhuma das provas. A alta posição de dirigir e a ampla área envidraçada favorecem a visibilidade e são razões para sua presença cada vez mais comum nos grandes centros urbanos. Mas no tipo de piso mais comum encontrado neles, o asfalto, não pudemos avaliar o TR4. Segundo a Mitsubishi, o cronograma apertado foi o maior culpado.

Para aqueles que pretendem se enveredar pelos maus caminhos, a versão com câmbio manual é a mais indicada. Se o ambiente escolhido for a cidade, o TR4 automático é uma boa pedida. Antes disso, porém, será preciso assinar um cheque de R$ 73.990 pela versão manual e R$ 78.990 pela automática. É pouca coisa mais do que os R$ 72.100 que a Ford pede pelo EcoSport 4WD. O "Pajerinho" pode não ter a sofisticada suspensão traseira independente multibraço deste concorrente, nem ter ficado tão mais atual com as pequenas mudanças, mas no fora-de-estrada garante muita diversão. Mais fotos

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 81,5 x 95,8 mm. Cilindrada: 1.999 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 131 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 18 m.kgf a 4.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas ou automático, 4 marchas; tração integral temporária (traseira permanente).
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS) com câmbio automático.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo rígido.
RODAS - 16 pol; pneus, 225/70 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,03 m; largura, 1,68 m; altura, 1,72 m; entreeixos, 2,45 m; capacidade do tanque, 53 l (86 litros opcional); porta-malas, 500 l; peso, 1.345 kg (manual) e 1.380 kg (automático).
Dados do fabricante; consumo e desempenho não disponíveis

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