Os logotipos
Automatique, em francês, são a única identificação externa da Picasso
assim equipada. O motor 2,0 16V desenvolve 138 cv, graças ao aumento de
potência promovido há poucos meses
|
A caixa de comando
eletrônico é do tipo auto-ativa, com 10 programações, e interpreta o
modo de dirigir para efetuar as trocas, não importando o programa básico
escolhido, normal ou esportivo. Por exemplo, evita a “caça” de marchas —
como a alternância entre terceira e quarta — numa subida de serra. Além
disso, o software do comando eletrônico foi adequado à topografia
e às características dos motoristas do Mercosul, com ênfase em
acelerações e retomadas, segundo a Citroën. O acréscimo de peso é de
apenas 20 kg, tendo as molas dianteiras sido recalculadas.
Pesando 1.326 kg, ou 350 kg menos que a C8 que utiliza o mesmo motor, a
Picasso mostra boa desenvoltura, como o BCWS pôde constatar
rodando por ruas e avenidas da capital paulista. A aceleração de 0 a 100
km/h informada, 9,8 segundos, é coerente. A velocidade máxima é de 198
km/h, o que indica boa disposição na faixa 100-130 km/h. A Citroën
brasileira não fornece dados de consumo, mas a versão européia percorre
7,9 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada, números que aqui devem piorar
em torno de 10% devido à gasolina brasileira com álcool.
No restante, é a mesma eficiente e espaçosa minivan, cujo modelo 2004
passou por avaliação completa por ocasião do
comparativo com a Peugeot 307
SW. A fábrica prevê que o novo item atraia pelo menos 40% dos
compradores — mais que os 6% na Scénic e 26% na Zafira, dados da
Citroën. Ao todo, a expectativa é que 3.500 Picassos automáticas sejam
vendidas até o final do ano. |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso:
85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 138 cv a 6.000 rpm.
Torque máximo: 20 m.kgf a 4.100 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 4 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- assistida, de pinhão e cremalheira. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira,
independente, braço arrastado. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus, 185/65 R 15 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,276 m; largura, 1,751 m; altura, 1,66 m;
entreeixos, 2,76 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas,
550 l; peso, 1.326 kg. |
|