O Rallye não tem qualquer
vocação para o fora-de-estrada, mas ganhou um ar interessante e mantém
as qualidades que fazem do Gol um líder há 18 anos
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Algumas coisas, é verdade, incomodam no velho Gol. O espaço no banco
traseiro é modesto para os dias atuais e o motorista, além de comandos
fora de centro (o banco está bem mais à esquerda que o volante e os
pedais), tem de conviver com um inútil ajuste de inclinação do assento.
A VW usa nas versões de topo da linha um ajuste efetivo de altura, que
deveria ser estendido a todas as versões. O rádio/toca-CDs tem botões
pequenos e faltam pára-brisa degradê e encostos de
cabeça no banco posterior. Aliás, também não há oferta de bolsas
infláveis ou freios antitravamento (ABS) nessa versão.
Por outro lado, o Rallye mantém bons detalhes comuns à família: controle
elétrico dos vidros dos mais completos (com
função um-toque, sensor
antiesmagamento em todos e
temporizador), alarme com proteção por
ultra-som, câmbio leve e fácil de usar (superou bem uma fase em que eram
comuns os engates difíceis), alerta programável para excesso de
velocidade, boa visibilidade (sem as colunas avançadas e espessas dos
carros mais recentes), vidros traseiros que descem integralmente, boa
capacidade de bagagem.
Dirigi-lo também ajuda a explicar por que tantos "golzeiros" não o
trocam por nada: a sensação de comunicação entre motorista, veículo e
estrada é das melhores no segmento, sem o isolamento que se tem notado
em projetos mais modernos. Até o balanço da carroceria ao acelerar o
motor longitudinal tem seus adeptos. Com o preço do Polo em outro
patamar e a VW oferecendo um carro extremamente alto – o Fox – como
potencial sucessor, parece que o Gol ainda tem um longo caminho pela
frente.
No entanto, algo precisa ser feito quanto a preço, já há anos um
calcanhar-de-Aquiles do carro. Como comparação, um Palio HLX 1,8 com
os principais itens do Rallye avaliado, além de acabamento mais agradável e
motor de 110 cv, sai a cerca de R$ 38 mil, valor que deixa o Gol muito
caro diante do que oferece. Continua |