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Clique para ampliar a imagem Máxima de 162 km/h, 0-100 em 17,2 segundos: marcas modestas, mas compatíveis com a proposta de uma minivan e compensadas pelo consumo contido Clique para ampliar a imagem
Simulação de desempenho
O que representam, em números, as respostas algo lentas que a Scénic revelou na avaliação? De acordo com o Simulador de Desempenho desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo com exclusividade para o BCWS, índices não muito animadores. A simulação indicou máxima de 162 km/h, em terceira marcha (em quarta são 160, pois é muito longa e não consegue "encher"), e 0-100 km/h em 17,2 segundos, o que se obtém com alguns carros de 1,0 litro. A aceleração, sobretudo, ficou bem longe dos 13,8 s declarados pelo otimista fabricante.

É o preço a se pagar pelo conforto do câmbio automático em um carro pesado, de grande área frontal (como se nota pelos 38 cv necessários para manter 120 km/h) e dotado de motor de apenas 1,6 litro. Em compensação, as relações longas da caixa trazem baixo nível de ruído no tráfego rodoviário (em quarta marcha, bem entendido) e um consumo contido: a simulação apontou 9,4 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada.
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Velocidade máxima 162 km/h
Regime à vel. máxima (3ª.) 6.200 rpm
Regime a 120 km/h (4ª.) 3.250 rpm
Potência a 120 km/h 38 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,2 s
Aceleração de 0 a 400 m 21,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 37,7 s
Retom. 80 a 120 km/h (D)* 13,4 s
Retom. 60 a 100 km/h (D)* 9,2 s
Consumo em cidade 9,4 km/l
Consumo em estrada 14,9 km/l
*Com redução de marcha determinada pelo câmbio automático
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 79,5 x 80,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 110 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 15,1 m.kgf a 3.750 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 2,72; 2) 1,50; 3) 1,00; 4) 0,71; diferencial, 4,48. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1) 10; 2) 17; 3) 26; 4) 37.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 280 mm ø; traseiros a tambor, 228 mm ø.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,7 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, braço arrastado, barras de torção.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 185/65 R 15 T.
DIMENSÕES - comprimento, 4,169 m; largura, 1,719 m; altura, 1,615 m; entreeixos, 2,58 m; bitolas dianteira e traseira, ND; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,33; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 410 l (1.800 kg com bancos traseiros removidos); peso, 1.280 kg.
ND = não disponível
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2004; pneus, Goodyear GPS2; quilometragem inicial, 5.400 km.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 170 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 13,8 s.
CONSUMO - em cidade, 10,7 km/l; em estrada, 11,6 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 182; informações de fábrica, 0800 555615.
Comentário técnico
> Como quase todos os câmbios automáticos atuais, o da Renault possui controle eletrônico: uma central analisa informações como o movimento do acelerador, a rotação do motor e a inclinação da estrada (se plana, aclive ou declive) para definir a melhor marcha. Isso explica por que a caixa reduz marchas em algumas desacelerações mais que em outras, mas o fato é que em algumas situações ela assumiu um comportamento que não desejávamos.
> O motor 1,6 da Scénic é dos mais modernos da categoria: adota acionamento de válvulas por alavanca roletada, duplo comando e quatro válvulas por cilindro. A potência específica é expressiva, 68,8 cv/l, mas o torque está bem distribuído, o que tornou viável adotar a caixa automática na pesada minivan.

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