


Por R$ 218 mil, a versão 200
Kompressor enfrenta forte concorrência do Porsche Boxster, que anda bem
mais, mas a Mercedes oferece o SLK 350 e o 55 AMG -- em outros patamares
de preço, naturalmente


O motor de apenas 1,8 litro
brilha em suavidade e traz desempenho adequado; o câmbio automático de
cinco marchas permite mudanças manuais, mas seria interessante ter a
caixa manual oferecida no exterior
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O
prazer de ter um SLK custa R$ 218 mil, valor competitivo com cupês
esporte como Audi TT (1,8 turbo, 180 cv, R$ 219,7 mil) e Nissan 350Z (V6
3,5, 280 cv, R$ 243,2 mil). O concorrente mais sério é o Porsche Boxster
básico (2,7 litros, 240 cv, US$ 101 mil). Os outros roadsters
alemães são bem mais caros: o TT conversível sai a R$ 265 mil, com
tração integral e 225 cv, e o BMW Z4 vem só com motor de 3,0 litros e
226 cv, por R$ 299 mil — já próximo do SLK 350, que custa R$ 321 mil com
o V6 de 272 cv. O topo dessa linha da Mercedes, o SLK 55 AMG, está
fixado em US$ 178 mil (cotado em dólares por depender de encomenda à
Alemanha), o que já é faixa de Porsche 911.
Defeitos no SLK 200? Muito poucos: o pára-brisa deveria trazer faixa
degradê, os bancos não têm ajuste de apoio lombar (não que faça muita
falta) e o extintor de incêndio, à frente do assento do motorista,
incomoda as pernas ao entrar e sair — ah, essas leis de Terceiro
Mundo... No restante, nossa semana com esse "filhote do SLR" comprovou
que os alemães da marca da estrela sabem, como poucos, fazer
conversíveis que despertam o desejo de quem vê e a paixão de quem
dirige. Insatisfação, só mesmo por ter de devolvê-lo ao final da
avaliação. Será que demora muito para chegar nosso nono aniversário? |
MOTOR -
longitudinal,
4 cilindros em linha; bloco e
cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 82 x 85 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão:
9,5:1. Potência máxima: 163 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 24,4 m.kgf
de 3.000 a 4.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial, compressor,
resfriador de ar.
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CÂMBIO
- automático, 5 marchas; tração traseira. Relações:
1ª) 3,95; 2ª) 2,42; 3ª) 1,49; 4ª) 1,00; 5ª) 0,83; diferencial,
3,46.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 14; 3ª) 23; 4ª)
34; 5ª) 41. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 288 mm ø;
traseiros a disco, 278 mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de
giro, 10,5 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, multibraço, mola helicoidal, estabilizador. |
RODAS
- 7 x 16 pol; pneus dianteiros, 205/55 R 16 V; traseiros, 225/50
R 16 V. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,082 m; largura, 1,777 m; altura, 1,296 m;
entreeixos, 2,43 m; bitola dianteira, 1,53
m; bitola traseira, 1,541 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,32; capacidade do tanque,
70 l; porta-malas,
208 l (capota aberta) a 300 l (fechada); peso, 1.390 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 226 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 8,3 s. |
CONSUMO
- médio em cidade e estrada, 11,3 km/l. |
Dados do fabricante |
Garantia, 2 anos sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 35; informações de
fábrica, 0800 909090. |
Ano-modelo, 2005;
pneus, Pirelli P7; quilometragem inicial, 12.800
km. |
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