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O Stilo adere à onda flexível

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Com o motor aprimorado que surgiu na Idea, o médio da Fiat
ganha até 11 cv, fica mais econômico e mantém o preço

Texto: Fabrício Samahá e Fabiano Pereira - Fotos: divulgação
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Sem alterações externas, salvo o logotipo na traseira, o Stilo permanece atual: as novidades estão dentro do motor, que traz as reduções de peso e atrito lançadas com a Idea e desenvolve bons 114 cv com álcool

A Fiat foi uma das marcas mais ousadas na aplicação de motores flexíveis em combustível: desde agosto, todos os seus modelos pequenos — do simples Mille às versões de topo da linha Palio — vêm de série com essa tecnologia. Mas a aplicação do flex na empresa ainda estava restrita a essa categoria, sem chegar aos médios. Isso começa a mudar com o Stilo Flex, lançado nesta quinta-feira (27/10) em Belo Horizonte, MG.

O motor escolhido para estrear essa versão na linha Stilo não poderia ser outro: o 1,8-litro de duas válvulas por cilindro, que equipa a versão de entrada. A razão é a facilidade de já existir o propulsor, lançado na recente minivan Idea e que representa uma evolução do usado na família Palio. As versões superiores 16V, Schumacher (ambas com motor 1,8 de 16 válvulas e 122 cv) e Abarth (com o cinco-cilindros de 2,45 litros e 167 cv) continuam a rodar só com gasolina. E o preço do Flex é o mesmo do anterior, a partir de R$ 48.500.

O Stilo "pulou" a primeira fase do 1,8 flexível, usada na linha Palio, que tinha 110 cv com álcool. Assim, obteve ganho de potência ainda mais expressivo: de 103 cv passa a 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool, enquanto o torque máximo cresce de 17 m.kgf a 3.200 rpm para 17,8 m.kgf (gasolina) e 18,5 m.kgf (álcool), ambos a 2.800 rpm. São aumentos perceptíveis pelo motorista, ao contrário do que acontece com outros flexíveis. Concorreu para o ganho, é verdade, o conjunto de alterações efetuadas no motor para 2006, com reduções de peso e atritos internos.

O resultado foi um Stilo de oito válvulas que se aproxima em desempenho da versão 16V: a velocidade máxima aumenta de 185 para 188 e 190 km/h (sempre gasolina/álcool) e a aceleração de 0 a 100 km/h cai de 11,2 para 10,9 e 10,7 segundos, conforme dados do fabricante. O 16V, só a gasolina, faz 195 km/h e 10,3 s.

Os carros usados na avaliação da imprensa, na rodovia BR-040, próxima à sede da empresa em Betim, MG, estavam abastecidos com porcentagens variadas de álcool, em geral na faixa de 50 a 60%. Na estrada o Stilo mostrou fôlego de sobra, sobretudo em subidas e retomadas, onde o anterior às vezes deixava a desejar. O maior torque pode ser notado desde a saída. O ronco do motor dá um toque de esportividade e, com as recentes alterações internas, a conhecida aspereza de funcionamento foi reduzida. Continua

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Data de publicação: 27/10/05

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