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Cabine estendida e o pacote Adventure são exclusividades do Strada no segmento, que se aliam à proveitosa troca de motor para tentar conservar sua liderança em vendas

É um inconveniente, mas compensado por algo que só o Strada oferece na categoria: a cabine estendida, com seu volume interno de 300 litros relativamente protegido e quatro ganchos para amarrar a carga, que faz as vezes de porta-malas quando necessário. Outra exclusividade é o teto solar, colocado mais atrás que o usual, para iluminar a cabine. Tarefa cumprida, mas às vezes incomoda a incidência de sol — e sua abertura, por um botão giratório que se inclina à medida em que o teto se ergue, não é nada cômodo.

O Adventure também não demonstrou assistência excessiva de freio, notada na avaliação do Working de 1,5 litro. Seu rodar é relativamente suave, com boa passagem por lombadas, embora a suspensão traseira se mostre um tanto dura em obstáculos curtos, como certos remendos no asfalto.

Ao adotar um motor próximo em desempenho ao 1,8 do Saveiro, que por sua vez recebeu suspensão e pneus mais altos na linha 2003, o Strada aproximou-se do concorrente da Volkswagen. Inclusive em preço: custa apenas R$ 932 a mais que o Saveiro Comfortline 1,8, mas oferece cabine estendida e os acessórios da versão Adventure. A prova de fogo para os dois, porém, não deve demorar: o lançamento dos novos Corsa Pickup e Courier, que vem esquentar o segmento de picapes leves como há tempos não se vê.

Comentário técnico
> Desenvolvido a partir da conhecida Família I, utilizada na linha Corsa desde o início com cilindrada entre 1,0 e 1,6 litro, o novo 1,8-litro da Powertrain destaca-se pelo curso de pistões bem maior que o do antigo 1,6 16V da linha Palio: passou de 67,4 para 88,2 mm, o que beneficia o torque em baixa rotação (saiba mais). O motor antigo tinha maior diâmetro dos cilindros, 86,4 mm ante 80,5 mm — no novo essa medida é limitada pela distância entre os centros de cilindros, menor que na Família II utilizada nas linhas Astra, Vectra, Zafira e S10/Blazer.

> Como nosso leitor assíduo bem sabe, o problema deste 1,8 é que foram mantidas as bielas das versões menores da Família I, levando a relação r/l das piores conhecidas (0,339). Esse fator não era conhecido no 1,6 16V, pois a Fiat sempre manteve segredo sobre a medida das bielas, mas por sua suavidade era possível estimar valor abaixo de 0,3, considerado o limite para funcionamento isento de vibrações.

> As relações de primeira a quarta marcha do Strada 1,8 permanecem as mesmas do 1,6 16V, mas não a quinta, que passou de 0,946 para 0,872, e o diferencial, de 3,933 para 3,867. O alongamento total em quinta foi de 9%, e o das demais marchas, apenas 1,7% (resultado do novo diferencial). Como ocorrera no Brava 2002, que ganhou motor com mais torque mas manteve as relações, percebe-se que a Fiat preferiu favorecer a agilidade, pois o câmbio poderia ser ainda mais longo sem gerar qualquer inconveniente, mesmo com carga.

> Os pneus da versão Adventure são do modelo Pirelli Citynet All Whether, diferente do Citynet convencional que equipava a extinta LX. Com desenho claramente voltado à tração em pisos de baixa aderência, mostram-se boa opção apenas para quem utiliza o picape no fora-de-estrada eventualmente. Os que rodam apenas por asfalto terão inconvenientes como pior comportamento em curvas, alto ruído de rodagem e menor durabilidade. Infelizmente, por falta de informação — e de opções do fabricante, que deveria oferecer ambos os tipos nesta versão —, muitos usuários só percebem estas desvantagens após a compra.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.795 cm3. Taxa de compressão: 9,4:1. Potência máxima: 103 cv a 5.400 rpm. Torque máximo: 17 m.kgf a 2.800 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,909; 2) 2,238; 3) 1,52; 4) 1,156; 5) 0,872; diferencial, 3,867.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 257 mm ø; traseiros a tambor, 228 mm ø.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo rígido, mola parabólica.
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 175/80 R 14 T.
DIMENSÕES - comprimento, 4,509 m; largura, 1,687 m; altura, 1,559 m; entreeixos, 2,718 m; bitola dianteira, 1,425 m; bitola traseira, 1,39 m; capacidade do tanque, 58 l; caçamba, 800 l; capacidade de carga, 685 kg; peso, 1.120 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 176 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,2 s.
CONSUMO - em cidade, 11,3 km/l; em estrada, 15,2 km/l.
Dados do fabricante
 
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 450; informações de fábrica, 0800 7071000.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Pirelli Citynet All Whether; quilometragem inicial, 4.400 km.

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