No fora-de-estrada, o
Touareg revelou valentia. Em uma pista de lama muito escorregadia, com
aderência bem aquém da que seria desejada pelos pneus que o equipam
(voltados ao asfalto), não foi preciso mais que manter a rotação estável
para que toda a eletrônica, repartindo o torque entre as rodas, acabasse
por mover o veículo e superar o obstáculo. A impressão foi que, com
pneus de uso misto, assustaria muitos jipeiros que não abrem mão de seus
rudes Willys e Land Rovers. Isso tudo com um rodar dos mais
confortáveis, que perde pouco ao selecionar o modo mais firme dos
amortecedores.
O maior obstáculo ao sucesso do Touareg talvez se chame... Cayenne. O
"primo" da Porsche, goste-se ou não de seu estilo, custa, com motor V8
de 4,5 litros e 340 cv, US$ 119 mil (R$ 342,7 mil). E, até
prova em contrário, o prestígio de rodar de Porsche — e boa parte do
interesse de compra de um carro desses está ali — não tem comparação com
o de um VW, mesmo que os modelos tenham nascido juntos. |
![Clique para ampliar a imagem](../carros/vw/2004/touareg-susp-3.jpg)
![Clique para ampliar a imagem](../carros/vw/2004/touareg-pmalas.jpg)
A radiografia das suspensões,
que mostra as molas pneumáticas, e o compartimento de bagagem,
suficiente para sua proposta |