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Apesar de simplificado em comparação ao Ghia, o interior permanece cômodo e
com espaço adequado, mas a posição de dirigir e os apoios laterais precisam evoluir


O teto solar enfim ganhou controle elétrico para 2003, mas no XR o estepe tem pneu 195/60-15, o que limita seu uso

Faltam ao XR também recursos ausentes do Ghia, como temporizador do controle elétrico dos vidros, alarme com proteção interna por ultra-som, travamento automático das portas ao rodar e um comutador de faróis mais "civilizado", que impeça seu acendimento já em facho alto.

A grande pergunta: vale a pena pagar R$ 47 mil por este Focus, se o Ghia custa R$ 50 mil (com teto solar elétrico) e oferece muito mais equipamentos de conforto e segurança? É tentador responder que sim, para que o leitor possa confirmar o ótimo acerto de suspensão, escutar o agradável escapamento ou pelo menos mostrar aos amigos o logotipo bordado nos bancos.

Mas, em uma análise fria, não há como responder afirmativamente. Se o Focus é excelente opção no segmento, é com as versões convencionais e não com esta série esportiva por fora, mas despojada por dentro e tímida sob o capô.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84,8 x 88 mm. Cilindrada: 1.989 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 126 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 17,2 m.kgf a 5.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,42; 2) 2,14; 3) 1,45; 4) 1,03; 5) 0,77; diferencial, 4,06.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 253 mm ø; traseiros a tambor, ø ND.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,1 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, multibraço, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 6 x 16 pol; pneus, 205/50 R 16 W.
DIMENSÕES - comprimento, 4,152 m; largura, 1,732 m; altura, 1,481 m; entreeixos, 2,615 m; bitola dianteira, 1,494 m; bitola traseira, 1,487 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,32; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 350 l; peso, 1.200 kg.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Michelin Pilot Premacy; quilometragem inicial, 10.300 km.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 183 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,3 s.
CONSUMO - ND.
Dados do fabricante; ND = não disponível
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 358; informações de fábrica, 0800 7033673.
Comentário técnico
> Já reconhecida com uma das melhores do segmento, em que é a única com eixo traseiro multibraço e subchassi em ambos os eixos, a suspensão do Focus foi um dos alvos nesta série especial. A altura de rodagem diminuiu em 10 mm, boa medida para não criar dificuldades em lombadas e valetas, e a carga dos amortecedores foi aumentada (a Ford, apesar de consultada há tempos, não informou em quanto).
> Os pneus 195/60-15 do Ghia deram lugar a 205/50-16, medida hoje exclusiva entre os carros nacionais (Stilo, Vectra, Astra, Golf e A3 usam perfil mais alto, 205/55-16). A Ford levou a sério a importância de manter o diâmetro de pneus previsto no projeto, mesmo que tenha precisado recorrer à importação: no carro avaliado eram excelentes Michelins Pilot Premacy, de desenho assimétrico e com código de velocidade W, portanto aptos a 270 km/h.

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