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O motor Flexpower desenvolve até 127,6 cv, ganho de 10% sobre o oito-válvulas anterior, que se reflete em certa agilidade apesar do peso elevado da Zafira. A versão 16V permanece só a gasolina

Ao volante   O BCWS dirigiu uma Zafira Elite com caixa automática pelo curto teste promovido pela GM, apenas 30 km. Embora as condições de direção dificultem comparar ao modelo anterior, nota-se desempenho satisfatório, em que o motor "leva" o carro - com três ocupantes - sem dificuldade, ao contrário de antes. Isso abastecido com álcool (evidente pelo alto consumo verificado no computador de bordo) e com a pressão atmosférica favorável do litoral. Com gasolina e em maior altitude, os resultados sem dúvida pioram.

O câmbio de quatro marchas, com três programas de operação (normal, esportivo e de inverno, para pisos escorregadios) e o exclusivo controle de neutro (passa ao ponto-morto quando se mantém o pedal de freio acionado e o carro parado), funciona bem e estão mantidas as qualidades de rodagem da minivan, como bom comportamento dinâmico, passagem tranqüila por lombadas, direção e freios eficientes. Os pneus de perfil baixo transmitem mais os impactos do piso, mas o rodar não chega a ser desconfortável.

O contato foi rápido, mas suficiente para constatar uma boa evolução da Zafira nesta segunda fase. Está mais rápida e bem-equipada, traz versões bem formuladas a preços próximos aos anteriores e a vantagem - ao menos em parte do Brasil - de permitir rodar com um combustível favorável ao bolso. Agora, se há algo que a GM precisa rever, é a horrorosa iluminação dos instrumentos, que ficam parecendo duas lanternas amareladas. Um fundo eletroluminescente, que escurece à noite, ficaria bem mais coerente com o agradável conjunto da Zafira. Quem sabe em 2006.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 86 x 86 mm. Cilindrada: 1.998 cm3. Taxa de compressão: 11,3:1. Potência máxima: 121 cv (com gasolina) ou 127,6 cv (com álcool) a 5.200 rpm. Torque máximo: 18,3 m.kgf a 2.600 rpm (com gasolina) ou 19,6 m.kgf a 2.400 rpm (com álcool). Injeção multiponto seqüencial.
CÂMBIO - manual, 5 marchas ou automático, 4 marchas (opcional); tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - assistida, de pinhão e cremalheira.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 16 pol; pneus, 205/55 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,317 m; largura, 1,742 m; altura, 1,629 m; entreeixos, 2,703 m; capacidade do tanque, 58 l; porta-malas, 150 a 1.700 l; peso, 1.380 kg.
Desempenho e consumo
Câmbio manual Câmbio automático
DESEMPENHO - velocidade máxima, 183/188 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 12/11,4 s. DESEMPENHO - velocidade máxima, 175/176 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 12,7/12,2 s.
CONSUMO - em cidade, 9,6/6,7 km/l; em estrada, 13,8/9,7 km/l. CONSUMO - em cidade, 9,1/6,4 km/l; em estrada, 12,4/8,7 km/l.
Dados do fabricante; referem-se ao uso de gasolina/de álcool

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