


O asfalto some rápido sob as
"patas" desse monstro de 450 cv: de 0 a 100 km/h, nossa simulação
indicou que passam apenas 5,7 segundos |
A
eficiência está prevista, mas mesmo assim impressiona a capacidade de
aceleração do RS5. À memória voltam imediatamente as sensações obtidas
ao fazer a mesma coisa com a perua RS6, um ano atrás, e a impressão é de
que Lothar tem razão: 130 cv a menos não influenciaram tão negativamente
o desempenho do RS5, que exibe corpinho mais atlético que o da perua,
pesando nada menos que 300 kg a menos. Mesmo assim, são imponentes 1.725
kg.
E quanto ao torque? Bem, aí não tem conversa: os 66,3 m.kgf da Avant são
bem mais substanciais que os 43,9 m.kgf do cupê, com um detalhe
importante, que é a distribuição desse torque. Na RS6, com seus dois
turbos, o portentoso torque está
espalhado por igual entre 1.500 e 6.200 rpm, ao passo que no RS5 a faixa
é mais estreita, de 4.000 a 6.000 rpm. Mas o V8 aspirado gira mais que o
V10 biturbo, alcançando sua plenitude a 8.250 rpm, enquanto o motor da
RS6 alcança a potência máxima antes de 7 mil. E daí?
Daí que o RS5 tem um comportamento diferente de sua irmã, com o motor
subindo mais rápido de rotação, além de responder a cutucões no
acelerador de forma muito imediata. Mas a "pegada" do V10 da RS6, claro,
era mais bruta.
Alguns pedágios mais tarde, e com variadas experiências angariadas
(troca manual via borboletas, via alavanca...), chega-se à conclusão de
que o câmbio S-Tronic de sete marchas é algo para se colocar na sala de
visitas de casa e chamar os amigos para ver — obra de arte em forma de
caixa de marchas. Evidente que o motor V8 e a tração Quattro não estão
em patamar inferior, mas são há mais tempo renomados artefatos técnicos,
enquanto esse espetacular câmbio automatizado, que transforma a passagem
e a redução de marchas em exercícios de eficácia extrema, é ainda
surpreendente. Arrisco dizer que não há nada melhor por aí.
Nesses quilômetros antes das curvas há também chance de experimentar os
efeitos das teclas Dynamic, Auto e Comfort, situadas logo atrás da
alavanca do câmbio. O que elas fazem?
Mágica, é o que fazem. São parte do sistema Audi Drive Select, que
permite ao motorista configurar diversos sistemas do carro por um
simples comando. No RS5 ele abrange o funcionamento do motor, do câmbio,
do diferencial traseiro, da direção e dos amortecedores, esses no
sistema batizado de DRC (Dynamic Ride Control). Em Comfort a suspensão
fica 20% mais macia que em Dynamic, enquanto Auto analisa o terreno para
uma adaptação automática.
Continua |