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O asfalto some rápido sob as "patas" desse monstro de 450 cv: de 0 a 100 km/h, nossa simulação indicou que passam apenas 5,7 segundos

A eficiência está prevista, mas mesmo assim impressiona a capacidade de aceleração do RS5. À memória voltam imediatamente as sensações obtidas ao fazer a mesma coisa com a perua RS6, um ano atrás, e a impressão é de que Lothar tem razão: 130 cv a menos não influenciaram tão negativamente o desempenho do RS5, que exibe corpinho mais atlético que o da perua, pesando nada menos que 300 kg a menos. Mesmo assim, são imponentes 1.725 kg.

E quanto ao torque? Bem, aí não tem conversa: os 66,3 m.kgf da Avant são bem mais substanciais que os 43,9 m.kgf do cupê, com um detalhe importante, que é a distribuição desse torque. Na RS6, com seus dois turbos, o portentoso torque está espalhado por igual entre 1.500 e 6.200 rpm, ao passo que no RS5 a faixa é mais estreita, de 4.000 a 6.000 rpm. Mas o V8 aspirado gira mais que o V10 biturbo, alcançando sua plenitude a 8.250 rpm, enquanto o motor da RS6 alcança a potência máxima antes de 7 mil. E daí?

Daí que o RS5 tem um comportamento diferente de sua irmã, com o motor subindo mais rápido de rotação, além de responder a cutucões no acelerador de forma muito imediata. Mas a "pegada" do V10 da RS6, claro, era mais bruta.

Alguns pedágios mais tarde, e com variadas experiências angariadas (troca manual via borboletas, via alavanca...), chega-se à conclusão de que o câmbio S-Tronic de sete marchas é algo para se colocar na sala de visitas de casa e chamar os amigos para ver — obra de arte em forma de caixa de marchas. Evidente que o motor V8 e a tração Quattro não estão em patamar inferior, mas são há mais tempo renomados artefatos técnicos, enquanto esse espetacular câmbio automatizado, que transforma a passagem e a redução de marchas em exercícios de eficácia extrema, é ainda surpreendente. Arrisco dizer que não há nada melhor por aí.

Nesses quilômetros antes das curvas há também chance de experimentar os efeitos das teclas Dynamic, Auto e Comfort, situadas logo atrás da alavanca do câmbio. O que elas fazem?

Mágica, é o que fazem. São parte do sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista configurar diversos sistemas do carro por um simples comando. No RS5 ele abrange o funcionamento do motor, do câmbio, do diferencial traseiro, da direção e dos amortecedores, esses no sistema batizado de DRC (Dynamic Ride Control). Em Comfort a suspensão fica 20% mais macia que em Dynamic, enquanto Auto analisa o terreno para uma adaptação automática. Continua

Simulação de desempenho

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Quando os dados do RS5 foram inseridos para a simulação de desempenho pelo consultor Iran Cartaxo, a grande dúvida era: como ele se sairia em relação a seu adversário BMW M3? Afinal, o Audi conta com mais 30 cv, mas pesa também mais e tem aerodinâmica menos favorável.

O resultado, para decepção dos fãs da marca das argolas, foi a vitória do M3 em todos os quesitos de desempenho, menos um. Como a Audi vende aqui o RS5 sem limitação de velocidade a 250 km/h, ele pode oferecer todo seu potencial, enquanto o BMW vem limitado àquela marca. Mas, se não houvesse os limitadores, o M3 ficaria à frente com vantagem apertada: 279,1 ante 277,3 km/h.

O RS5 desperdiça sua capacidade com um câmbio mal calculado, em que a sexta marcha fica 1.100 rpm abaixo do pico de potência, a quinta é muito curta (termina a 269 km/h) e a sétima muito longa (deixa de crescer a 267 km/h). Mas é fato que nem na Alemanha se poderia andar nesse ritmo por muito tempo.

O consumo de 33 cv a 120 km/h (4 cv a mais que no BMW) revela como as perdas da tração integral e a pior aerodinâmica cobram seu preço no Audi.

Em aceleração de 0 a 100 km/h o RS5 ficou 1,1 segundo atrás da marca informada pela fábrica e foi 0,4 s mais "lento" que o M3, sem que isso deponha contra ele: 5,7 s nessa prova é mais do que respeitável para qualquer carro, ainda mais com peso acima de 1.700 kg. E em 20 s se pode chegar a 200 km/h em quarta marcha, usando menos de um quilômetro, pois a seu término o carro alcança 216 km/h. Retomadas muito rápidas são outra aptidão do RS5, embora também nesse item o M3 o tenha superado.

Se economia de combustível não é relevante para quem compra um carro desse naipe, resta o consolo de que o Audi gastou menos que o BMW, como 7,6 km/l na estrada ante 6,4 do oponente. Mérito do câmbio mais longo e de tecnologias como a injeção direta FSI.
Velocidade máxima 277,3 km/h
Regime à vel. máxima (6ª.) 7.150 rpm
Regime a 120 km/h (7ª.) 2.550 rpm
Potência consumida a 120 km/h 33 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,7 s
Aceleração de 0 a 150 km/h 11,2 s
Aceleração de 0 a 200 km/h 20,0 s
Aceleração de 0 a 250 km/h 37,8 s
Aceleração de 0 a 400 m 14,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 25,0 s
Retomada 60 a 100 km/h em 2ª. 2,6 s
Retomada 60 a 100 km/h em 3ª. 3,8 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4ª. 5,3 s
Retomada 80 a 120 km/h em 3ª. 3,9 s
Retomada 80 a 120 km/h em 4ª. 5,3 s
Retomada 80 a 120 km/h em 5ª. 7,1 s
Retomada 80 a 120 km/h em 6ª. 9,0 s
Retomada 80 a 120 km/h em 7ª. 13,0 s
Retomada 120 a 160 km/h em 4ª. 5,7 s
Retomada 120 a 160 km/h em 5ª. 7,9 s
Retomada 120 a 160 km/h em 6ª. 10,4 s
Retomada 120 a 160 km/h em 7ª. 13,6 s
Retomada 160 a 200 km/h em 5ª. 6,9 s
Retomada 160 a 200 km/h em 6ª. 12,6 s
Retomada 160 a 200 km/h em 7ª. 18,7 s
Consumo em cidade 5,3 km/l
Consumo em estrada 7,6 km/l
Autonomia em cidade 308 km
Autonomia em estrada 435 km
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima 280 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,6 s
Consumo em cidade 6,7 km/l
Consumo em estrada 11,8 km/l
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