Saiba como anunciar

Um passeio até o passado

Clique para ampliar a imagem

Na aparência e nas sensações, o Chamonix 356 Speedster — réplica de
um Porsche dos anos 50 — recupera algo que havia ficado para trás

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

As linhas simples do 356 Speedster foram fielmente copiadas; embora seja de plástico, a carroceria revela fabricação e pintura cuidadosas

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Faróis do antigo Fusca e lanternas pequenas estão bem de acordo com o estilo; as rodas sobressaem no acabamento de poucos cromados

"Vestir" a mecânica do Fusca com diferentes carrocerias foi, nas décadas de 1970 e 1980, um dos caminhos mais comuns na indústria nacional de carros fora-de-série. De réplicas como o MP Lafer a esportivos como o Miura, boa parte de nossos modelos especiais recorreu ao consagrado motor Volkswagen arrefecido a ar até que a abertura do mercado aos importados, em 1990, pôs fim à carreira de muitas dessas empresas.

A Chamonix é um caso à parte. Fundada em 1987, a marca partiu de uma associação de Newton e Milton Masteguim — este um dos criadores da Puma — com o americano Chuck Beck para produzir uma réplica do Porsche 550 Spyder, famoso por ser o carro em que morreu o ator americano James Dean. Com a maior parte das unidades destinadas a exportação, a Chamonix (hoje sediada em Jarinu, no interior paulista) oferece atualmente o próprio 550, em versões básica e S, e o 356 em opções Super 90 e Speedster, cópias de outro Porsche dos anos 50 e 60.

Se o 550 S promete desempenho elevado e comportamento esportivo, pois dispõe do motor VW de 1,8 litro flexível de 115 cv em posição central-traseira, a proposta do Super 90 e sobretudo do Speedster é outra: um carro de passeio para se curtir com tranqüilidade, empurrado pelo modesto boxer de 1,6 litro "a ar" na traseira, com injeção e 57 cv, o mesmo do 550 básico. O Best Cars esteve com a última das versões, cedida pelo representante da marca em Pindamonhangaba, SP (Ricardo Veículos, fone 12 3643-1991), para conhecê-la melhor.

O mínimo que se pode dizer deste 356 é que é muito simpático. As linhas concebidas por Ferdinand "Ferry" Porsche — filho do professor Porsche que criou o Fusca — em 1948 são simples e harmoniosas, com curvas suaves que parecem não envelhecer jamais. Os grandes faróis, como os do VW dos anos 60, e as diminutas lanternas traseiras (sem luz de ré, que é uma só e fica sobre a placa) dão um ar nostálgico muito apropriado. O Speedster, ao contrário do Super 90, vem com poucos itens cromados e faz com que as rodas se destaquem do conjunto.

Embora produzida em plástico reforçado com fibra-de-vidro, não em aço como a original, a carroceria da Chamonix revela qualidade exemplar de acabamento e pintura — e tem a vantagem da fácil reparação em oficinas especializadas. Aberta a capota (cujo fechamento requer paciência e certa força para aplicar as travas de segurança), expõe-se um interior bastante espartano em termos de conveniência, mas com ótimo acabamento em couro e carpete. E que no carro avaliado, em marrom claro, formavam bela combinação de cores com o preto da carroceria.

Sobre essa simplicidade, é preciso lembrar que a versão Speedster do 356 original partiu de um pedido de Max Hoffman, importador americano de várias marcas européias nos anos 50, para que a Porsche oferecesse naquele mercado um conversível mais simples e barato. A empresa então retirou tudo que considerou supérfluo, até mesmo os vidros laterais, e adotou um pára-brisa mais baixo que o deixou ainda mais charmoso.

No caso do Chamonix, entre os itens que ficam de fora estão vários que qualquer carro comum oferece, como ventilação forçada, ajuste de encosto dos bancos, porta-luvas, rádio e, claro, as janelas — há apenas peças de plástico para se fechar o vão lateral quando chove. Ao abastecer o tanque de combustível, que fica no "porta-malas" dianteiro, é preciso segurar a tampa pela falta de uma simples vareta. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 15/4/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados