Ar-condicionado de duas zonas e
áudio que armazena 180 h de música
Auxílio à partida em aclive:
liberado o pedal, os freios mantêm o carro imobilizado por dois segundos
até o motorista o pôr em movimento
A perua C5, agora chamada Tourer,
chega ao Brasil só no primeiro trimestre de 2009 e, como o sedã, sempre
com motor de 2,0 litros |
A
fábrica declara aceleração 0-100 km/h em 11 segundos; no anterior, 9,8
s. Melhor, o novo C5 continua sócio do "Clube dos 200", esta a
velocidade que pode atingir, embora tenha perdido 10 km/h.
Como a gasolina recomendada na Europa é a Super de 95
octanas RON, mesma octanagem da gasolina
comum normal ou aditivada brasileira, não deverá haver diminuição de
desempenho após a recalibração para nossa gasolina com 25% de álcool. O
consumo de informado diz que na cidade se consegue 9,3 km/l e na estrada
até 16,1 km/l. No Brasil pode-se esperar resultados cerca de 10% piores,
devido ao álcool na mistura.
Notável o comportamento em estrada. Com os pneus 245/45-18 e suspensão
hidropneumática, o (nosso) carro roda grudado ao asfalto e curvas de
auto-estrada a 180 km/h são feitas sem preocupação — o limite em
Portugal é 120 km/h, mas há "vista grossa" para essa questão lá. Nas
estradas secundárias, de curvas mais apertadas, a atitude é
irrepreensível, típica da marca. Talvez nem fosse necessário controle de
estabilidade, tal a precisão da suspensão. A direção com relação 16,8:1
está na medida certa, inclusive a calibração da assistência regressiva.
Com carro vazio, a distribuição de massa é 61-39% dianteiro-traseiro,
antevendo-se bom equilíbrio com veículo sob carga máxima. Encontrar
limites, só mesmo num autódromo. Os freios são muito potentes, com
discos de 304/290 mm de diâmetro dianteiro e traseiro, mais sistema
antitravamento (ABS), assistência adicional
em emergência e distribuição eletrônica
de pressão entre os eixos (EBD).
O baixo nível de ruído interno é um fato. Mas, se por um lado as
magníficas estradas portuguesas, lisas como mesa de bilhar, são um
deleite para o motoristas e ocupantes, por outro impedem analisar como o
carro vai sobre pisos pavorosos como o nosso. Ainda assim, dá para
apostar que a buraqueira e as ondulações serão bem neutralizadas. A
confirmar no futuro.
Ao volante, só sensação de bem-estar e segurança. Conta-giros e
velocímetro tem ponteiros anulares, externos aos mostradores, portanto
sem obstruir a visão das demais informações. Os limpadores de
pára-brisa, de movimento contrário, ficam escondidos quando em repouso
para uma visibilidade "limpa" à frente. Os retrovisores externos são
biconvexos, importante para a segurança,
e para quem não gosta de sobretapetes no automóvel, como o autor, a
região dos pedais conta com bate-pé.
Em resumo, um senhor sedã para quem deseja conforto, segurança e
desempenho bem razoável. E são sete bolsas infláveis de série, que
incluem proteção para os joelhos. Só as cortinas traseiras são
opcionais, mas já virão de série na versão para o Brasil. O novo C5 está
mesmo no páreo dos carros de seu segmento. Com pinta de vencedor —
apesar de só vir para cá nas cores preto e prata... |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
variável na admissão, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso:
85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1.
Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 143 cv a 6.000 rpm. Torque máximo:
20,4
m.kgf a 4.000 rpm. |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira,
multibraço. |
RODAS
- 17 pol; pneus, 225/55 R 17. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,779 m; largura, 1,86 m; altura, 1,451 m;
entreeixos, 2,815 m; capacidade do tanque, 71 l; porta-malas, 439
l; peso, 1.585 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 200 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 11 s. |
CONSUMO
- em cidade, 9,3 km/l; em estrada, 16,1 km/l. |
Dados do fabricante, válidos
para o mercado europeu; consumo
conforme padrão europeu e com gasolina sem álcool |
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