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Ar-condicionado de duas zonas e áudio que armazena 180 h de música

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Auxílio à partida em aclive: liberado o pedal, os freios mantêm o carro imobilizado por dois segundos até o motorista o pôr em movimento

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A perua C5, agora chamada Tourer, chega ao Brasil só no primeiro trimestre de 2009 e, como o sedã, sempre com motor de 2,0 litros

A fábrica declara aceleração 0-100 km/h em 11 segundos; no anterior, 9,8 s. Melhor, o novo C5 continua sócio do "Clube dos 200", esta a velocidade que pode atingir, embora tenha perdido 10 km/h. Como a gasolina recomendada na Europa é a Super de 95 octanas RON, mesma octanagem da gasolina comum normal ou aditivada brasileira, não deverá haver diminuição de desempenho após a recalibração para nossa gasolina com 25% de álcool. O consumo de informado diz que na cidade se consegue 9,3 km/l e na estrada até 16,1 km/l. No Brasil pode-se esperar resultados cerca de 10% piores, devido ao álcool na mistura.

Notável o comportamento em estrada. Com os pneus 245/45-18 e suspensão hidropneumática, o (nosso) carro roda grudado ao asfalto e curvas de auto-estrada a 180 km/h são feitas sem preocupação — o limite em Portugal é 120 km/h, mas há "vista grossa" para essa questão lá. Nas estradas secundárias, de curvas mais apertadas, a atitude é irrepreensível, típica da marca. Talvez nem fosse necessário controle de estabilidade, tal a precisão da suspensão. A direção com relação 16,8:1 está na medida certa, inclusive a calibração da assistência regressiva.

Com carro vazio, a distribuição de massa é 61-39% dianteiro-traseiro, antevendo-se bom equilíbrio com veículo sob carga máxima. Encontrar limites, só mesmo num autódromo. Os freios são muito potentes, com discos de 304/290 mm de diâmetro dianteiro e traseiro, mais sistema antitravamento (ABS), assistência adicional em emergência e distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD).

O baixo nível de ruído interno é um fato. Mas, se por um lado as magníficas estradas portuguesas, lisas como mesa de bilhar, são um deleite para o motoristas e ocupantes, por outro impedem analisar como o carro vai sobre pisos pavorosos como o nosso. Ainda assim, dá para apostar que a buraqueira e as ondulações serão bem neutralizadas. A confirmar no futuro.

Ao volante, só sensação de bem-estar e segurança. Conta-giros e velocímetro tem ponteiros anulares, externos aos mostradores, portanto sem obstruir a visão das demais informações. Os limpadores de pára-brisa, de movimento contrário, ficam escondidos quando em repouso para uma visibilidade "limpa" à frente. Os retrovisores externos são biconvexos, importante para a segurança, e para quem não gosta de sobretapetes no automóvel, como o autor, a região dos pedais conta com bate-pé.

Em resumo, um senhor sedã para quem deseja conforto, segurança e desempenho bem razoável. E são sete bolsas infláveis de série, que incluem proteção para os joelhos. Só as cortinas traseiras são opcionais, mas já virão de série na versão para o Brasil. O novo C5 está mesmo no páreo dos carros de seu segmento. Com pinta de vencedor — apesar de só vir para cá nas cores preto e prata...

Abaixo: o quatro-cilindros de 143 cv será a única opção por aqui, eliminando-se o V6; o pacote de segurança inclui sete bolsas infláveis
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Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, variável na admissão, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 143 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 20,4 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, multibraço.
RODAS - 17 pol; pneus, 225/55 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,779 m; largura, 1,86 m; altura, 1,451 m; entreeixos, 2,815 m; capacidade do tanque, 71 l; porta-malas, 439 l; peso, 1.585 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 200 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11 s.
CONSUMO - em cidade, 9,3 km/l; em estrada, 16,1 km/l.
Dados do fabricante, válidos para o mercado europeu; consumo conforme padrão europeu e com gasolina sem álcool

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