O trabalho mais extenso foi
no Adventure Locker, que traz para-choque exclusivo, quatro faróis
auxiliares e o costumeiro estepe preso à tampa
Melhor acabamento nas portas e
mais itens de conveniência: poucas mudanças no interior, que conserva o
painel com que ele foi lançado |
Cinco anos depois do similar europeu, o Fiat Doblò brasileiro afinal
recebe uma remodelação na parte dianteira que o deixa com linhas bem
mais leves e agradáveis. A mudança, que coincide com a saída de produção
dessa primeira geração na Europa (leia
sobre o novo modelo), chega na linha 2010 acompanhada da adoção do
motor Fire de 1,4 litro para as versões de entrada, tanto de passageiros
quanto comercial (Cargo).
Agora são seis opções. O Doblò básico tem motor 1,4, direção assistida,
vidros dianteiros e travas com comando elétrico, portas laterais
corrediças, computador de bordo,
configurador de funções, temporizador de faróis, terceira luz de
freio, imobilizador de motor, espelhos nos para-sóis, protetor de cárter
e porta-objetos sob o teto. Como opções pode receber ar-condicionado,
bolsas infláveis frontais e freios com sistema antitravamento (ABS) em
pacote, banco traseiro bipartido, rádio/CD com MP3, volante com
regulagem de altura e dois bancos suplementares, que aumentam a
capacidade para sete lugares.
O ELX 1,4 acrescenta ar-condicionado e um sexto banco, que é retrátil
para liberar mais espaço para bagagem quando não for usado. Há mais
opcionais para ele, caso de apoio de braço para o motorista, faróis de
neblina, interface Bluetooth no rádio,
retrovisores externos elétricos, rodas de alumínio e travamento de
portas a distância, além dos itens disponíveis para o básico. No caso do
HLX 1,8, o motor de maior cilindrada vem acompanhado de travamento a
distância, tecidos internos mais luxuosos e segunda medição no
computador de bordo, sendo mantidas as demais opções do ELX.
Topo de linha, o Doblò Adventure Locker adiciona ao conteúdo do HLX
bloqueio mecânico do diferencial comandado por botão no painel (Locker),
bússola e clinômetros sob o teto, faróis de neblina e de longo alcance
no para-choque, suspensão elevada, estepe fixado na porta traseira com
trava antifurto, rodas de alumínio de 15 pol com pneus de uso misto
205/70 R 15, retrovisores com luzes de direção e outros detalhes de
aparência. Ao lado das principais opções do HLX, traz revestimento dos
bancos em couro de dois tons e estepe com roda de alumínio.
Há ainda duas versões comerciais. O Cargo 1,4 vem com porta-objetos sob
o teto, imobilizador, temporizador de faróis, parede divisória em chapa
e protetor de cárter; o 1,8 acrescenta direção assistida, que é opcional
com o motor menor. Ambos podem receber opções como bolsas infláveis e
ABS, rádio/CD com MP3, faróis de neblina e controle elétrico dos vidros,
travas e retrovisores. Há ainda a escolha de uma ou duas portas laterais
deslizantes. Os preços sugeridos são: básico 1,4, R$ 48.950; ELX 1,4, R$
52.540; HLX 1,8, R$ 54.670; Adventure 1,8, R$ 59.680; Cargo 1,4, R$
38.680; e Cargo 1,8, R$ 43.320.
A frente trazida da versão europeia, e adaptada ao pacote
fora-de-estrada no caso do Adventure, conseguiu bom resultado. O antigo
desenho em que uma barra dividia os faróis em dois níveis não combinava
mesmo com a linha Fiat, fazendo lembrar os utilitários Chevrolet. Os
grandes faróis continuam com duplo refletor
de superfície complexa e o conjunto de
grade e para-choque está bem de acordo com a proposta. No Adventure,
faróis com máscaras negras, grade cromada, ressaltos no para-choque para
simular um quebra-mato e os quatro faróis auxiliares dão o aspecto
"aventureiro" apreciado pelos adeptos do tipo de veículo, assim como as
molduras laterais e nas caixas de roda em plástico sem pintura e o
estepe externo. Na traseira mudaram apenas para-choque e lanternas em
toda a linha.
Assim como no europeu de 2004, o interior manteve o painel em uso desde
o lançamento do Doblò, em 2001. Se uma reforma mais extensa seria
bem-vinda, a Fiat fez um esforço de atualização que repercutiu bem:
novos revestimentos, ausência de chapa metálica aparente nas portas,
comandos de vidros nas portas em vez de na área central do painel. O
quadro de instrumentos mudou levemente e agora traz configurador de
funções My Car.
Continua |