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Na estrada, o Grand mostrou-se apenas um bom sedã compacto; em curvas é que surpreendeu pela grande evolução em relação ao Siena

 
 

O câmbio automatizado Dualogic agora pode ter trocas por alavancas junto ao volante; a atuação é boa, sobretudo em modo manual esportivo

Já o eixo de torção da traseira foi tomado emprestado do Punto, com molas e amortecedores (pressurizados) adequados ao peso do sedã, o que deixou a bitola mais larga e trouxe novos padrões de reação às oscilações e torções. O eixo recebe estabilizador apenas no Tetrafuel, por causa da massa dos cilindros de gás. E as rodas de 16 pol com pneus 195/55 são usadas pela primeira vez em um Siena.

O percurso de avaliação pelos jornalistas em Casablanca (a 100 km de Santiago), no Chile, previa apenas trechos urbanos e rodoviários planos e quase sem curvas. Ali, o Essence com câmbio manual mostrou bons atributos para o que se espera de um carro familiar: rodar silencioso e relativamente macio; motor com respostas adequadas em baixa e muito boas em alta rotação, apesar de nesta condição revelar alguma aspereza; câmbio com comando leve e preciso; bom nível de ruído em velocidades habituais de viagem, como 120 km/h, na qual produz cerca de 3.300 rpm em quinta marcha.

Feito o trajeto duas vezes, voltamos com uma grande interrogação sobre como teria ficado o comportamento dinâmico. A resposta veio com um percurso específico em estradinha de montanha, onde outro Essence — dessa vez com câmbio Dualogic — pôde ser dirigido com a faca entre os dentes...

O cenário era dos mais apropriados, pois a estrada mesclava trechos de bom asfalto com placas de concreto nem sempre bem emendadas; além disso, o tráfego de caminhões pesados deixou o piso ondulado e com defeitos, mais parecido com nosso padrão viário, que seria impossível de encontrar em uma cidade com ar (e vias) de Primeiro Mundo como Santiago. A falta de áreas de escape (em geral, barranco de um lado e precipício do outro) explica por que a Fiat não incluiu esse trecho no percurso-padrão da imprensa.

E foi ali que o Grand Siena comprovou o acerto desse chassi híbrido, meio Palio, meio Punto. Acabaram-se as oscilações que traziam insegurança a tantos donos do antigo Siena em mudanças rápidas de direção: a atitude agora é decidida, controlada, e cada movimento do volante traz apenas o resultado esperado, sem reações nocivas. Acelerar mais e tirar o pé no meio das curvas pouco altera o comportamento, como deve ser em um carro sem pretensões esportivas. A inclinação da carroceria em curvas rápidas é contida e, mesmo exagerando, não se nota subesterço excessivo. Parece qualquer carro, menos um Siena.

Os pneus de perfil baixo da versão (Continental no carro avaliado) revelam alto limite de aderência, difícil de encontrar naquelas condições, e não impedem que os impactos do piso sejam absorvidos em grande parte. Os freios desempenham bem, com boa calibração do ABS, e não revelaram perda de eficiência após uso intenso. Mesmo o câmbio Dualogic indicou acerto melhor que o usual, com trocas de marcha rápidas no modo manual esportivo. Só um aspecto não agradou: em curvas, as vibrações são bastante transmitidas ao volante.

Não chegamos a dirigir o Attractive, mas o conhecido motor de 1,4 litro deve fornecer desempenho apenas razoável, apesar do bom torque produzido em baixa rotação. Essa versão, que deverá ser a mais vendida (a Fiat prevê participação de 70%), não mostra bom custo-benefício para quem for comprá-la com ar-condicionado, pois o preço fica a menos de R$ 1,8 mil do Essence básico, que já traz esse importante item e o motor bem mais potente. Só compensa mesmo se o uso pretendido for estritamente urbano, onde o motor Fire dá conta do recado, pois nem mesmo o consumo é razão para escolher o 1,4-litro. Quanto ao Tetrafuel, deve manter o novo carro entre os preferidos dos táxis, mercado importante para o modelo antigo.

Se o Grand Siena pode não ter o espaço de alguns concorrentes, por outro lado revela um conjunto muito válido em que se destacam os equipamentos de segurança de série, o bonito desenho, a ampla oferta de itens de conveniência, a opção de câmbio automatizado e o comportamento dinâmico dos melhores. É um evidente passo à frente sobre o Siena antigo em qualquer aspecto, o que justifica o aumento de preço. O Essence na configuração básica parece capaz de deixar satisfeita a maioria das famílias que procuram um sedã e não podem chegar ao segmento dos médios.

Ficha técnica
    Attractive Essence Tetrafuel
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 72 x 84 mm 77 x 85,8 mm 72 x 84 mm
Cilindrada 1.368 cm3 1.598 cm3 1.368 cm3
Taxa de compressão 12,35:1 10,5:1 12,35:1
Potência máxima (gas./álc.) 85 / 88 cv a
5.750 rpm
115 / 117 cv a
5.500 rpm
85 / 88 cv a
5.750 rpm*
Torque máximo (gas./álc.) 12,4 / 12,5 m.kgf
a 3.500 rpm
16,2 / 16,8 m.kgf
a 4.500 rpm
12,4 / 12,5 m.kgf
a 3.500 rpm*
Alimentação injeção multiponto sequencial
* Com GNV: 75 cv a 5.750 rpm e 10,7 m.kgf a 2.500 rpm
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual (opção de manual automatizado para Essence) / 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, McPherson / eixo de torção
RODAS
Rodas 5,5 x 14 pol 6 x 16 pol 5,5 x 14 pol
Pneus 185/65 R 14 195/55 R 16 185/65 R 14
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,29 / 1,70 m
Altura e entre-eixos 1,507 / 2,511 m
Capacidade do tanque e porta-malas 48 l / 520 l 48 l / 390 l
Peso 1.094 kg 1.148 kg 1.207 kg
Desempenho e consumo
  Attractive Essence Tetrafuel
  gas. álc. gas. álc. gas. álc. GNV
Velocidade máxima (km/h) 173 175 192 194 173 175 168
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 13,1 12,5 10,0 9,9 13,8 12,9 15,1
Consumo em cidade (km/l) 14,0 9,5 13,4 9,3 13,0 9,0 14,3*
Consumo em estrada (km/l) 19,4 13,2 18,8 12,9 17,8 12,2 22,4*
Dados do fabricante, válidos para câmbios manual e Dualogic; * indicado em km por m3 de GNV

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