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Do Attractive de 1,0 litro para o de 1,4 (em azul), a diferença de torque em baixa rotação se faz bem clara, mas o motor perde em suavidade

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O acerto de suspensão do Essence (em cinza) nos pareceu o melhor; o do Sporting é bastante firme e até agrada, mas com prejuízo ao conforto

Nessa versão a suspensão é bastante macia, embora com a impressão de melhor controle de amortecimento que no Palio antigo (o Fire fica à parte), que era mole em excesso. A direção assistida, leve e rápida, e o câmbio com bom comando fazem dele um carro agradável para encarar o trânsito. Essas qualidades são preservadas no Attractive 1,4, em que o rodar se revela um pouco mais firme, mas ainda confortável.

O motor faz valer sua maior cilindrada em baixas rotações, com respostas bem mais prontas, mérito do torque máximo 2,7 m.kgf mais alto. O tempo de 0-100 em 12,2 segundos ilustra a melhora e os dados de consumo apontam aumento discreto em relação ao 1,0-litro — mas em suavidade de funcionamento esse último é superior. Já o Essence 1,6 tem um conjunto que agradará com facilidade à maioria dos compradores, embora deva alcançar vendas mais modestas pelo maior preço.

O motor E-Torq é mais suave que o 1,4, oferece boa potência em média rotação e ganha agradável tempero esportivo em alta. Capaz de acelerar de 0 a 100 em 9,8 segundos, pode ainda vir com câmbio Dualogic — que não é um primor em conforto nas mudanças de marcha, mas opera bem em sua condição de automatizado monoembreagem. A versão mostra ainda aquele que julgamos o melhor acerto de suspensão da linha, com rodar mais firme que nos Attractives e que transmite segurança, sem penalizar o conforto.

Quanto ao Sporting, todo o conjunto foi calibrado para dar satisfação em uma estrada sinuosa, o que faltou à avaliação. Ao lado do bom desempenho do E-Torq (praticamente igual ao do Essence; a Fiat divulga apenas 1 km/h de ganho em velocidade), sua direção ganha respostas mais precisas com os pneus de perfil baixo e o acerto de suspensão, bem firme, está ideal para a proposta da versão. Chega a causar algum desconforto em pisos irregulares e ruas de paralelepípedos, mas nada que os fãs de pequenos esportivos não possam aceitar em troca de melhor estabilidade.

No fim das contas, que tal o novo Palio? Como aspectos positivos, vários: estilo atual e que deve agradar à maioria, mais espaço, a correção de antigos inconvenientes do interior, um bom motor 1,6 e dois razoáveis de 1,0 e 1,4 litro, acerto interessante de suspensão nas várias versões. E, ainda, o fato de já estrear com as opções de pacote esportivo e câmbio automatizado, sem fazer o comprador esperar meses ou anos por tais alternativas.

E os pontos negativos? O maior talvez seja a falta de inovação. Seja pelo visual, que parece apenas mesclar elementos dos outros Fiats, seja pela parte técnica, a sensação que fica é de um carro correto, mas conhecido, sem o atrativo de uma verdadeira novidade. Isso pode ser um empecilho em um segmento repleto de novas opções de todas as origens e para todos os gostos — de Nissan March a JAC J3, passando por Kia Picanto e Chery Face. Além disso, os preços não são exatamente convidativos, embora não se afastem muito de outras opções da classe.

Mas a Fiat deve saber o que está fazendo. Se por 15 anos o Palio se manteve entre os carros mais vendidos, chegando a ameaçar a liderança do Gol em algumas ocasiões, é porque o modelo reunia atributos que muitos desejam — e a nova geração parece preservar cada um deles ao lado de suas diversas evoluções.

Ficha técnica
    Attractive 1,0 Attractive 1,4 Essence 1,6 Sporting 1,6
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 70 x 64,9 mm 72 x 84 mm 77 x 85,8 mm
Cilindrada 999 cm3 1.368 cm3 1.598 cm3
Taxa de compressão 12,15:1 12,35:1 10,5:1
Potência máxima (gas./álc.) 73 / 75 cv a 6.250 rpm 85 / 88 cv a
5.750 rpm
115 / 117 cv a
5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 9,5 / 9,9 m.kgf
a 3.850 rpm
12,4 / 12,5 m.kgf
a 3.500 rpm
16,2 / 16,8 m.kgf
a 4.500 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual (opção de manual automatizado para
Essence e Sporting) / 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim (opcional)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas 5,5 x 14 pol 6 x 15 pol 6 x 16 pol
Pneus 175/65 R 14 185/60 R 15 195/55 R 16
DIMENSÕES
Comprimento e largura 3,875 m / 1,67 m
Altura 1,504 m 1,513 m 1,508 m
Entre-eixos 2,42 m
Capacidade do tanque e porta-malas 48 l / 290 l 48 l / 280 l
Peso 999 kg 1.007 kg 1.062 kg 1.090 kg
Desempenho e consumo
  Attractive 1,0 Attractive 1,4 Essence 1,6 Sporting 1,6
  gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 156 157 171 173 190 192 191 193
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 15,8 15,0 12,8 12,2 9,9 9,8 9,9 9,8
Consumo em cidade (km/l) 13,6 9,3 13,1 9,0 12,1 8,5 11,7 8,1
Consumo em estrada (km/l) 18,1 12,5 18,1 12,1 16,8 11,5 16,4 11,1
Dados do fabricante para câmbio manual


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