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O sistema de áudio mudou em toda a linha; a caixa Dualogic funciona como nas linhas Palio, Stilo e Linea, mas sem comandos no volante


As curvas de potência e torque mostram, para o 1,6 (em cima) e o 1,75-litro, a ênfase da fábrica em obter bons valores em torno de 2.500 rpm

E o consumo? Decepção: ambos os novos gastam um pouco mais que o antigo. O 1,6 tem marcas informadas de 12/8,1 km/l na cidade e 16,1/10,8 km/l na estrada (mesma ordem de combustíveis), ante 11,8/7,8 e 15,9/10,6 km/l do novo 1,75-litro e 12,1/8,3 e 16,2/11,2 km/l do antigo 1,8. A expectativa era de que a deficiência do motor GM fosse sanada, não agravada.

Agora é possível optar pela comodidade da caixa automatizada Dualogic. Como nos demais Fiats que a oferecem, ela mantém as cinco marchas e pode atuar em modos automático e manual, com opção do programa esportivo. No modo automático ele leva a usar marchas mais baixas; no manual a diferença é o menor tempo das trocas. Mesmo em automático é possível efetuar mudanças manuais, mas sempre pela alavanca no console, com trocas ascendentes para trás e reduções para frente. A nosso ver o Sporting deveria oferecer comandos no volante como os disponíveis no Stilo. Motor e câmbio à parte, quase nada mudou no Punto 2011: há apenas novas rodas e calotas, quadro de instrumentos iluminado por leds na cor branca, novos tecidos internos e, no Essence, painel em tom cinza para a versão 1,6 e marrom para a 1,75. Também mudou o rádio/toca-CDs/MP3.

O Essence 1,6 vem com ar-condicionado, direção assistida, computador de bordo, controle elétrico dos vidros dianteiros (com função um-toque), travas e retrovisores, alerta de limite de velocidade, comando interno do porta-malas e do tanque, configurador de funções, volante com regulagens de altura e distância e faróis de neblina. O Essence 1,75 acrescenta revestimento superior nos bancos, apoio de braço central para o motorista, retrovisores com comando elétrico e chave retrátil ("canivete") com comando de travas e vidros. O Dualogic traz ainda controlador de velocidade.

A lista de opcionais passa por freios com sistema antitravamento (ABS), bolsas infláveis frontais, revestimento parcial dos bancos em couro, faróis e limpador de para-brisa automáticos, rádio/toca-CDs com comandos no volante e interface Bluetooth (sistema Blue & Me com comandos de voz), sensores de estacionamento, rodas de alumínio de 16 pol com pneus 195/55 e teto solar com comando elétrico. O Essence 1,75 pode ter ainda ar-condicionado automático, banco traseiro bipartido e bolsas infláveis laterais dianteiras e do tipo cortina. O Sporting adiciona ao Essence faróis com máscara negra, cintos de segurança vermelhos, saias laterais, pedais e ponteira de escapamento esportivos, defletor traseiro, rádio/CD, volante revestido em couro com comandos de áudio, rodas de alumínio de 16 pol, ABS e bolsas frontais.

Como andam   Não existe milagre em mecânica. Ao se aumentar a potência específica, ganha-se desempenho em alta rotação, mas ele piora em baixa — a não ser que se recorram a tecnologias de variação. A ideia da Fiat era fazer motores com bom torque em menores rotações, mas na prática não foi bem assim. No autódromo de São José dos Pinhais, na região de Curitiba, foi possível perceber no Punto 1,6 que os prometidos 93% de torque a 2.500 rpm podem ser efetivos no dinamômetro, mas na prática não se manifestam com clareza. Abaixo de 3.000 rpm o motor ainda se mostra um pouco sonolento.

Mesmo com uma quinta marcha relativamente curta (3.550 rpm a 120 km/h), o motorista terá de recorrer a reduções se quiser agilidade. Não rodamos com ele nas ruas, mas no autódromo foi muito divertido. Passamos ao Sporting Dualogic. A caixa automatizada pode representar conforto no trânsito, mas ainda não consegue repetir a suavidade de uma automática. A interrupção de aceleração nas mudanças incomoda em alguns casos, embora diminua ao usar o modo manual esportivo, que faz trocas mais rápidas. Ao entrar em uma avenida o câmbio deu um “soluço” quando mais se precisava de aceleração. Essa versão mostra baixo nível de vibração e ruído e a resposta em baixa já é bem mais vigorosa. A 120 km/h em quinta são 3.350 rpm.

De volta à pista, usamos o 1,75 com caixa manual. A retomada de velocidade é bem mais esperta e esse motor mostra-se mais equilibrado e versátil que o 1,8 da GM, com funcionamento suave e ganho importante em desempenho em alta rotação. O cálculo de câmbio indica "casamento" exato da velocidade máxima com a maior potência (o mesmo fica próximo de ocorrer no 1,6). Motor à parte, o Punto continua estável e confortável. Em autódromo revela equilíbrio da suspensão e boa ergonomia do banco, que mantém o motorista grudado nas curvas.

Segundo o departamento comercial da Fiat, 40% das vendas do Punto deverão ser com motor 1,6. É compreensível, porque “a virtude está no meio” e o meio, nesse caso, é o 1,6. Só que a fábrica também espera que o motor 1,4 do Attractive responda por outros 40%, o que deixa 20% para as versões 1,8 e T-Jet 1,4.

Ficha técnica
    Essence 1,6 Sporting 1,75
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm3 1.747 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 11,2:1
Potência máxima 115 cv (gas.) e 117 cv
(álc.) a 5.500 rpm
130 cv (gas.) e 132 cv
(álc.) a 5.250 rpm
Torque máximo 16,2 m.kgf (gas.)
e 16,8 m.kgf (álc.)
a 4.500 rpm
18,4 m.kgf (gas.)
e 18,9 m.kgf (álc.)
a 4.500 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) sim (opcional no Essence)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 10,9 m
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, McPherson / eixo de torção
RODAS
Rodas 6 x 15 pol 6 x 16 pol
Pneus 195/60 R 15 195/55 R 16
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,03 m / 1,687 m
Altura e entre-eixos 1,505 m / 2,51 m
Tanque e porta-malas 60 l / 280 l
Peso 1.170 kg 1.189 kg
DESEMPENHO E CONSUMO
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 180 km/h 182 km/h 189 km/h 191 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,7 s 10,5 s 10,1 s 9,8 s
Consumo em cidade 12,0 km/l 8,1 km/l 11,8 km/l 7,8 km/l
Consumo em estrada 16,1 km/l 10,8 km/l 15,9 km/l 10,6 km/l
Dados do fabricante
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O motor 1,6 supera em potência o antigo 1,8, mas perde em baixa rotação e consome mais

O interior do Essence usa revestimentos diferentes entre a versão 1,6 (foto) e a 1,75

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