O tom alaranjado está nos
comandos de ventilação, nas portas e nas costuras; há opção de tê-lo no
tecido dos bancos e no aro do volante
A suspensão ficou bem acertada,
sem grande prejuízo do conforto, mas o desempenho até piorou em relação
ao do Attractive pelo maior peso |
Evolução técnica relevante em relação aos Unos conhecidos de 1,4
litro é a adoção de coxins hidráulicos para sustentar o motor, o que
contribui para melhor filtragem de vibrações. De resto, o Sporting
recebeu suspensão 20 mm mais baixa, mais para compensar o aumento de
raio dos pneus (o vão livre diminuiu só 5 mm), e novas molas,
amortecedores e estabilizador dianteiro para um acerto mais firme. Com
30 kg a mais que o Attractive e pneus mais largos, o Sporting acabou
mais lento que a outra versão: acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos
ante 10,8 s, ambos com álcool. Também consome mais (17,7 km/l em estrada
com gasolina contra 19,4 km/l) e tem a mesma velocidade máxima, sempre
pelos dados de fábrica.
Ao volante
Rodamos com o Sporting em versão cinco-portas por cerca de uma hora na
capital paulista. O roteiro incluiu ruas familiares a nosso dia-a-dia e
isso deu um panorama bem fiel do pequeno Fiat. O acabamento é razoável,
mesmo sendo materiais simples os utilizados e, como sempre nos carros
mais econômicos, há muito plástico duro. Mas no Sporting há disfarces
como a "pele" que imita fibra de carbono recobrindo parte do painel,
assim como os elementos coloridos no volante e nas laterais. Bom o
banco, com apoio lombar adequado, mas a altura regulável do assento
deveria ser de série.
Ao rodar, nota-se o bom resultado da adoção de coxins hidráulicos: o
motor parece suave, com vibrações contidas, embora na versão Attractive
avaliada no ano passado
(leia
comparativo) esse aspecto tivesse sido bastante criticado. Com
torque adequado já em baixas rotações, é relativamente bem disposto
mesmo com o ar-condicionado ligado. Quem não se mostrou bem disposto foi
o próprio ar-condicionado, que pareceu estar no limite.
Em relação aos outros Unos, o Sporting revela suspensões ligeiramente
mais firmes. Ao trafegar em ruas de asfalto ruim, nota-se que o conjunto
não transmite em demasia as imperfeições do piso para a cabine, mesmo se
dá a esse Uno uma firmeza que contém muito da rolagem da carroceria nas
curvas mais animadas. Outro aspecto positivo é que, mesmo um pouco mais
baixo e com defletor dianteiro, em nenhum momento o Sporting raspou nos
inúmeros desníveis paulistanos, como valetas e lombadas. No entanto, a
proposta justificaria o emprego de freios dianteiros a disco
ventilado.
A direção ágil e o câmbio justo, associado a uma embreagem macia, tornam
o ato de dirigir agradável e, mesmo se faltam cavalos sob o pé direito,
a esportividade transparece pela facilidade com que ele se deixa
conduzir. Os citados cavalos podem fazer falta ao enfrentar os subidões
paulistanos, que exigem uso frequente do câmbio para dar ao motor a
chance de superar os desníveis com a melhor marcha engatada. Ficou
faltando uma avaliação em rodovia — até para se constatar o nível de
ruído com a quinta marcha mais curta —, mas a proposta do modelo é mesmo
urbana em essência.
O Uno Sporting acrescenta o charme de sua decoração esportiva a uma
interessante paleta de cores que, segundo a Fiat, é cada vez mais
solicitada, uma boa notícia para nossas ruas cinzentas e monótonas.
Nesse espírito, as novas cores amarelo Indianápolis, vermelho Modena e
laranja Nemo são exclusivas do Sporting e podem ter boa aceitação. |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote,
2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 72 x 84 mm.
Cilindrada: 1.368 cm3. Taxa de compressão: 12,35:1. Injeção
multiponto sequencial. Potência máxima: 85 cv (gas.) e 88 cv (álc.) a
5.750 rpm. Torque máximo: 12,4
m.kgf (gas.) e 12,5 m.kgf (álc.) a 3.500 rpm. |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus, 185/60 R 15. |
DIMENSÕES
- comprimento, 3,77 m; largura, 1,673 m; altura, 1,487 m;
entre-eixos, 2,373 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas, 280
l; peso, 955 kg (5 portas). |
|