MOTOR -
longitudinal,
8 cilindros em V a 90°; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 103 x 90,9 mm. Cilindrada: 6.059
cm3. Taxa de compressão: 10,3:1. Potência máxima: 425 cv a
6.200 rpm. Torque máximo: 58 m.kgf a 4.800 rpm. Potência
específica: 71,3 cv/l. Injeção multiponto seqüencial.
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CÂMBIO
- automático, 5 marchas; tração integral. Relações: 1ª) 3,59; 2ª) 2,19; 3ª) 1,41;
4ª) 1,00; 5ª) 0,83; diferencial, 3,73.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 10; 2ª) 16; 3ª) 25; 4ª)
36; 5ª) 43. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 360 mm ø;
traseiros a disco ventilado, 350 mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 11,3 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos, molas
helicoidais,
estabilizador; traseira, eixo rígido, molas helicoidais,
estabilizador. |
RODAS
- 8 x 20 pol; pneus, 245/45 R 20 W. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,953 m; largura, 1,861 m; altura, 1,694 m;
entreeixos, 2,781 m; bitola dianteira, 1,608
m; bitola traseira, 1,577 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,39; capacidade do tanque,
77,6 l; compartimento de bagagem, 1.140 l (até o teto); peso,
2.186 kg; relação peso-potência, 5,1 kg/cv. |
GARANTIA - 2 anos sem limite de quilometragem; informações
de fábrica, 0800 7037150. |
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2006;
pneus, Pirelli Scorpion Zero; quilometragem inicial, 5.000
km. |
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> Derivada do Hemi de
5,7 litros, a versão de 6,1 litros usada na série SRT-8
diferencia-se pelo diâmetro dos cilindros 3,5 mm maior (o curso
de pistões é mantido), taxa de
compressão mais alta (passa de 9,6:1 para 10,3:1), comando
de válvulas mais "bravo" e redesenho dos cabeçotes (incluindo
válvulas maiores), sistemas de admissão e de escapamento (com
tubos de 70 mm em vez de 63 mm) para obter menor restrição ao
fluxo. As válvulas de escapamento são preenchidas por sódio, o
que facilita a dissipação de calor, e a rotação máxima do motor
cresce em 20%, para 6.400 rpm. Para preservar sua durabilidade,
o V8 ganha virabrequim forjado, bloco reforçado, jato de óleo
nos pistões e cárter redesenhado. |
> Esta versão tem
sistema específico de tração integral, já que não haveria
sentido em manter a redução do Grand Cherokee normal, que prevê
o uso eventual no fora-de-estrada. O objetivo aqui era o de
obter máxima aderência em acelerações e melhorar o comportamento
em curvas, além de reduzir o peso da caixa de transferência — o
que foi conseguido em 27 kg. A caixa adotada transmite apenas de
5% a 10% do torque às rodas dianteiras em condições normais de
aderência, a fim de garantir o comportamento de uma tração
traseira, mas a repartição se altera, e pode até mesmo se
inverter, se for detectada perda de tração atrás. |
> A suspensão do SRT-8
é toda revista, com novos parâmetros em molas, amortecedores,
buchas e estabilizadores. A dianteira adota novo ângulo de
câmber, para maior aderência dos
pneus em curvas, e a altura de rodagem diminui em 25 mm em
relação às demais versões. O controle
de estabilidade também tem calibração específica, de modo a
intervir mais tarde durante o uso vigoroso, e os grandes freios
a disco ventilado usam pinças da italiana Brembo nas quatro
rodas. |
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