Clique para ampliar a imagem

O interior tem acabamento adequado e acomoda bem; o revestimento usa tecido agradável, que pode dar lugar ao couro nas concessionárias

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Os bancos da segunda fila (três) e da terceira (dois), independentes, podem ser rebatidos ou retirados, o que leva a amplo espaço de carga

Clique para ampliar a imagem

Os bancos da segunda fila admitem regulagem longitudinal e de inclinação do encosto; os da terceira podem ser rebatidos (mas sem se encaixar em espaços no assoalho) ou retirados. Uma fita os mantêm rebatidos. Todos os lugares oferecem encosto de cabeça e cinto de três pontos, o ar-condicionado inclui difusores para a segunda fila e há boa variedade de porta-objetos, incluindo um com tampa no console central e porta-óculos no teto. Fazem falta, porém, computador de bordo e interface Bluetooth para telefone celular.

O destaque, sem dúvida, é o imenso compartimento de bagagem: 720 litros na versão de cinco lugares que passam a 2.200 quando se usa todo o volume atrás dos bancos dianteiros, retirando os demais assentos. Na versão Diamond há espaço para apenas 198 litros com os sete lugares em uso, passando aos mesmos 720 ao retirar os bancos suplementares. A grande porta deixa uma enorme abertura de acesso.

Ao volante   No pequeno trajeto de avaliação da imprensa, em São Paulo, a J6 mostrou desempenho discreto. Potência e torque apenas razoáveis para a cilindrada, associados ao peso de 1.500 kg, resultam em acelerações um pouco lentas com o carro bem abaixo da carga máxima. O tempo declarado de 0 a 100 km/h, de 13,1 segundos, confirma a sensação de baixo desempenho mesmo quando se recorrem às altas rotações.

Além disso, o nível de ruído do motor fica acima do esperado nessa categoria, para o que concorre o câmbio com marchas muito curtas: quase 4.000 rpm em quinta a 120 km/h são rotação para motor de 1,5 litro, não de 2,0. Além da troca de unidade motriz, as preferências do mercado nacional levaram a JAC a efetuar outras alterações técnicas na J6, caso do câmbio com engates mais curtos, da melhoria no isolamento de ruídos e vibrações e da recalibração da suspensão.

A marca adotou um acerto mais firme, com rodar mais controlado pelos amortecedores. O resultado foi uma rodagem macia e silenciosa associada à sensação de fácil controle, embora o percurso tenha sido insuficiente para análise adequada do comportamento em curvas (quando todas as fábricas nos darão condições adequadas para isso?). Ponto negativo é que a frente, comprida e muito perto do solo, chega a raspar nas lombadas. De resto, câmbio e direção leves fazem da J6 um carro agradável de dirigir.

No fim das contas, pelo que se pôde perceber no breve contato, a novidade da JAC vem representar uma alternativa válida e atualizada em um segmento carente de novidades. O que lhe faltou foi ousadia na relação custo-benefício: diante das incertezas que cercam os carros chineses acerca de manutenção, durabilidade e valor de revenda, seria de se esperar um preço mais convidativo para os que aceitassem apostar.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 136 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 19,1 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independentes McPherson.
RODAS - 16 pol; pneus, 205/55 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,55 m; largura, 1,775 m; altura, 1,66 m; entre-eixos, 2,71 m; capacidade do tanque, 68 l; porta-malas, 198 l (com 7 lugares), 720 l (com 5 lugares) e 2.200 l (com 2 lugares); peso, 1.500 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 183 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 13,1 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade