Best Cars Web Site

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A breve avaliação mostrou boa aptidão fora-de-estrada; o diferencial traseiro é autobloqueante e os pneus em medida 265/70-16 foram bem escolhidos

Nem mesmo vazio, como andamos, nota-se dureza excessiva da suspensão traseira de um veículo previsto para carga útil de 1.095 kg (gasolina) e 1.015/1.005 kg (diesel, caixa manual e automática, na ordem). A caixa de direção, agora de pinhão e cremalheira (ante a de setor e sem-fim com esferas recirculantes dos L200 anteriores), leva a maior precisão e a um toque melhor de direção. O Triton pode ser dirigido nas curvas com relativa rapidez, mas os pneus não são para alto desempenho em asfalto e altura do veículo (1,78 metro) por si só desencoraja proezas nas curvas. Para um uso normal pode ser usado sem nenhum receio — até para cruzar cursos d'água de até 70 centímetros de profundidade.

O V6 a gasolina produz os 200 cv a relativamente baixas 5.000 rpm, resultando numa unidade elástica, com torque máximo de 31,5 m.kgf a 3.500 rpm. As quatro válvulas por cilindro (com comando de válvulas único) não o deixam fraco na faixa baixa de giros. Já o turbodiesel, com resfriador de ar, chega aos 165 cv a apenas 3.800 rpm, com elevado torque de 38,1 m.kgf a somente 2.000 rpm. E o turbocompressor entra rápido, com quase nenhum hesitação. Gostaríamos de ter dirigido o Triton a diesel com caixa manual.

O L200 mudou mesmo para melhor. Falta, entretanto, a fábrica dispor de carros de teste para uma melhor e merecida avaliação — o que até o momento, desde 1999, não fez.

Ficha técnica
    V6 a gasolina turbodiesel
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em V longitudinal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 4 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 93 x 85,8 mm 98,5 x 105 mm
Cilindrada 3.497 cm3 3.200 cm3
Taxa de compressão 9:1 17:1
Potência máxima 200 cv a 5.000 rpm 165 cv a 3.800 rpm
Torque máximo 31,5 m.kgf a 3.500 rpm 38,1 m.kgf a 2.000 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial injeção eletrônica
direta de duto único
Superalimentação não turbocompressor,
resfriador de ar
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração automático, 4 manual, 5 ou automático, 4
Tração integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência e diâmetro de giro hidráulica / 11,8 m
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos / eixo rígido
RODAS
Rodas e pneus 7 x 16 pol / 265/70 R 16
DIMENSÕES
Comprimento e largura 5,07 m / 1,80 m
Altura e entreeixos 1,78 m / 3,00 m
Capacidade do tanque e de carga 75 l / 1.095 kg 75 l / 1.005 kg
Peso 1.855 kg 1.935 e 1.945 kg*
* com câmbio manual e automático, na ordem
DESEMPENHO E CONSUMO
Não disponíveis

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade