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Acabamento em padrão aço escovado no console, alavanca de câmbio de alumínio polido: detalhes esportivos para o motorista do C 250 CGI

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O Classe C não é expoente em espaço, mas seu interior mostra esmero no acabamento e transmite a qualidade esperada de um Mercedes-Benz

Entre os itens de série, os destaques do C 250 CGI Sport são seis bolsas infláveis (frontais, laterais e do tipo cortina), apoios de cabeça ativos nos bancos da frente, teto solar com comando elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, conjunto óptico AMG com faróis bi-xenônio, rodas AMG com aro de 17 pol, acabamento em padrão aço escovado no console e alavanca de câmbio de alumínio polido. O ar-condicionado automático permite três ajustes diferentes de temperatura, dois à frente e o terceiro para o banco de trás. Seu desenho ainda é bastante atual, embora ainda não traga os retoques apresentados em janeiro no Salão de Detroit, previstos para chegar aqui ainda este ano.

No Classe E, a versão 250 CGI traz ainda faróis “inteligentes” (que mudam automaticamente a direção e alcance do facho conforme a necessidade), navegador por GPS integrado, sistema Attention Assist (capaz de perceber indícios de sonolência do motorista e alertá-lo para isso) e o Park Guidance, item que avalia o tamanho de uma vaga e auxilia a manobra de estacionamento. Com os mesmos 204 cv do irmão menor, ele vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge 238 km/h. Uma pena não ter sido possível dirigi-lo.

Com as novas versões, a linha Classe C passa a ter seis opções: C 180 CGI, C 200 CGI Avantgarde, C 200 CGI Avantgarde Sport, C 250 CGI Sport, C 300 Sport e C 63 AMG. O sedã Classe E oferece o mesmo número de alternativas: E 250 CGI, E 350 Avantgarde (ainda sem injeção direta, embora o sistema esteja disponível na Europa), o mesmo em versão Exclusive, E 500 Avantgarde, E 500 Guard (blindado de fábrica) e E 63 AMG.

O downsizing — redução de cilindrada sem perda de desempenho, na conotação usual hoje — de motores veio mesmo para ficar. Para quem não imaginava obter grande desempenho com apenas 1,8 litro em um carro de uma tonelada e meia, dirigir o C 250 pode ser o momento de rever conceitos.

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No caso do Classe E, o novo motor atua como opção de entrada para tornar o modelo mais acessível; contudo, não estava disponível para direção
Ficha técnica
C 250 CGI Sport
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando variável no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82 x 85 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 9,3:1. Injeção direta, turbocompressor e resfriador de ar. Potência máxima: 204 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 31,6 m.kgf de 2.000 a 4.300 rpm.
CÂMBIO - automático, 5 marchas; tração traseira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente, multibraço.
RODAS - 17 pol, pneus dianteiros 225/45 R 17 e traseiros 245/40 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,581 m; largura, 1,77 m; altura, 1,444 m; entre-eixos, 2,76 m; capacidade do tanque, 66 l; porta-malas, 475 l; peso, 1.505 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 240 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,4 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

As curvas de potência, em preto (com valores em kW à direita), e de torque, em azul (com escala em Nm à esquerda), mostram as boas respostas do motor desde rotações baixas

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