Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Além da estrutura 30% mais rígida e das oito bolsas infláveis, o novo Classe E traz o sistema Pre-Safe, que o prepara para uma colisão iminente

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Dirigido por bom período, o E 350 mostrou conforto de primeiro nível, desempenho muito satisfatório e estabilidade que chega a surpreender

Ao volante   A Mercedes ofereceu tempo e condições bastante adequadas para a avaliação de um carro com tanto conteúdo, em dois percursos da cidade do Rio de Janeiro à de Angra dos Reis e desta à capital paulista. Contudo, só o E 350 estava disponível. Acionado o botão de partida, cria-se um ronco baixo, suave e sereno. Engata-se o câmbio pela alavanca à direita do volante, como em carros do passado, mas agora bastam leves toques e, para mudar de N para P, pressionar o botão na ponta da alavanca. Próximas ao aro do volante estão as aletas de trocas manuais de marcha. Elas conferem a maior parte do aspecto de diversão a  um modelo repleto de recursos que, à primeira vista, incentivam uma condução comedida.

Basta ganhar velocidade para perceber o potencial dos 272 cv. Uma ultrapassagem mais vigorosa já transforma a suavidade neutra do ronco do motor num rugido de respeito, mas sem qualquer vibração. No percurso de serra com variados níveis de aclives e declives, o E 350 esbanjou disposição. Breves toques nas aletas reduzem marchas com resposta imediata do V6. Curvas de alta são feitas com precisão cirúrgica, como se o carro se concentrasse no ponto em que a mira imaginária do emblema no capô parece apontar. Os pneus, mais largos no eixo traseiro onde está a tração, aderem bem ao asfalto sem produzir aspereza e a carroceria é bem controlada pelos amortecedores. Não se engane pelo aspecto tradicional do estilo do carro, pois ele está apto a uma direção mais vigorosa.

Na hora de parar, a assistência para estacionamento é um show à parte. Ela sinaliza quando há uma vaga que comporte o veículo e dá todas as instruções do que fazer no mostrador central do velocímetro. Diz que marcha engatar e para que lado virar, por meio de setas que vão sendo preenchidas, até que se completam para uma nova orientação. Em dois minutos é possível ter o Classe E perfeitamente alinhado a 5 cm da guia. Num trecho à noite, os faróis mostraram a excelência do controle de facho. Quando carros vinham no sentido contrário, a luz abundante do farol alto se reduzia para não ofuscar a visão de seus motoristas, sem que a do condutor do Classe E fosse prejudicada. Como o ajuste é gradual, é necessário prestar atenção para se dar conta de que está funcionando.

O novo Classe E chega em bom momento ao Brasil, tanto pelo crescimento da marca como um todo quanto pela relativa defasagem dos concorrentes — A6 e Série 5 foram lançados há mais de cinco anos e aguardam a apresentação das próximas gerações na Europa. A nova estrela alemã tem os atributos e a oportunidade de que precisa para ser bem-sucedida.

Ficha técnica
    E 350 E 500
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em V longitudinal, 8 em V
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 92,9 x 86 mm 98 x 90,5 mm
Cilindrada 3.498 cm3 5.461 cm3
Taxa de compressão 10,7:1
Potência máxima 272 cv a 6.000 rpm 388 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 2.400 a 5.000 rpm 54,1 m.kgf de 2.800 a 4.800 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração automático, 7 / traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 11,25 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, multibraço
RODAS
Rodas dianteiras e traseiras 8,5 x 18 pol e 9 x 18 pol
Pneus dianteiros e traseiros 245/40 R 18 e 265/35 R 18
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,868 m / 1,854 m
Altura e entre-eixos 1,465 m / 2,874 m
Capacidade do tanque e porta-malas 80 l / 540 l
Peso 1.735 kg 1.830 kg
DESEMPENHO E CONSUMO
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,4 s 5,2 s
Consumo médio 10,3 km/l 9,2 km/l
Dados do fabricante

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade