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O ML 320 CDI na pista preparada pela Mercedes: mesmo sem redução, motor e recursos eletrônicos dão grande capacidade fora-de-estrada

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O sistema de tração, chamado de 4ETS pela fábrica, inclui assistência para descidas de rampa íngremes, em que a velocidade baixa pode ser ajustada pelo motorista e é mantida pela intervenção seletiva dos freios e do motor, para assegurar a uniformidade. Há também o assistente de arrancada, que atua de maneira a evitar que o veículo recue ao sair em subida.

O pacote chega ao extremo do sistema Pre-Safe, que "prepara" o veículo e os ocupantes na iminência de um acidente, como antecipar o tensionamento dos cintos, reposicionar os encostos dos bancos dianteiros (lembra-se dos aviões no momento do pouso?) e até fechar o teto solar se o carro estiver prestes a capotar. Os dados que alimentam o sistema Pre-Safe são o funcionamento do ABS, do BAS (assistência à frenagem) e do controle de estabilidade. Até a pintura do ML foi preparada para o fora-de-estrada: o novo tipo de acabamento, que emprega a nanotecnologia, oferece maior resistência a riscos do que as pinturas tradicionais, além do brilho bem maior.

Em relação à primeira geração lançada em 1998, o ML atual evoluiu muito. Está 15 cm mais longo e mede agora 4,78 metros de comprimento; está 7,1 cm mais largo, num total de 1,91 m; e 5 mm mais baixo, medindo 1,81 m com os trilhos do teto. A distância entre eixos cresceu 9,5 cm e passou a 2,91 m. O coeficiente aerodinâmico (Cx) baixou de 0,40 para 0,34, ganho que pode ser considerado notável.

O porta-malas acomoda excelentes 500 litros e, com o total rebatimento dos bancos traseiros, chega a 2.050. Para carregar o espaço de carga por trás, a abertura da tampa traseira é elétrica. E com todo esse tamanho o diâmetro mínimo de curva é de apenas 11,6 metros. O tanque de combustível de 95 litros assegura autonomia de até 1.216 quilômetros na estrada, considerando o consumo informado de 12,6 km/l. Também impressiona a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, lembrando que é um diesel que pesa 2.185 kg vazio.

Carro para poucos? Sem dúvida. Mas para quem pode pagar por um dos 200 veículos que serão importados anualmente e quer luxo na terra, com eficiência, o novo lançamento da Mercedes está na medida certa.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em V; duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 83 x 92 mm. Cilindrada: 2.987 cm3. Taxa de compressão: 17,7:1. Injeção direta de duto único, turbocompressor, resfriador de ar. Potência máxima: 224 cv a 3.800 rpm. Torque máximo: 52 m.kgf a 1.600 rpm.
CÂMBIO - automático, 7 marchas; tração integral.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, independente, multibraço.
RODAS - 8 x 19 pol; pneus, 255/50 R 19.
DIMENSÕES - comprimento, 4,78 m; largura, 1,911 m; altura, 1,815 m; entreeixos, 2,915 m; capacidade do tanque, 95 l; porta-malas, 500 a 2.050 l; peso, 2.185 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 215 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 8,6 s.
CONSUMO - na cidade, 7,8 km/l; na estrada, 12,6 km/l.
Dados do fabricante

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