O ML 320 CDI na pista
preparada pela Mercedes: mesmo sem redução, motor e recursos eletrônicos
dão grande capacidade fora-de-estrada |
O sistema de tração, chamado de 4ETS pela fábrica, inclui assistência
para descidas de rampa íngremes, em que a velocidade baixa pode ser
ajustada pelo motorista e é mantida pela intervenção seletiva dos freios
e do motor, para assegurar a uniformidade. Há também o assistente de
arrancada, que atua de maneira a evitar que o veículo recue ao sair em
subida.
O pacote chega ao extremo do sistema Pre-Safe, que "prepara" o veículo e
os ocupantes na iminência de um acidente, como antecipar o tensionamento
dos cintos, reposicionar os encostos dos bancos dianteiros (lembra-se
dos aviões no momento do pouso?) e até fechar o teto solar se o carro
estiver prestes a capotar. Os dados que alimentam o sistema Pre-Safe são
o funcionamento do ABS, do BAS (assistência à
frenagem) e do controle de estabilidade.
Até a pintura do ML foi preparada para o fora-de-estrada: o novo tipo de
acabamento, que emprega a nanotecnologia, oferece maior resistência a
riscos do que as pinturas tradicionais, além do brilho bem maior.
Em relação à primeira geração lançada em 1998, o ML atual evoluiu muito.
Está 15 cm mais longo e mede agora 4,78 metros de comprimento; está 7,1
cm mais largo, num total de 1,91 m; e 5 mm mais baixo, medindo 1,81 m
com os trilhos do teto. A distância entre eixos cresceu 9,5 cm e passou
a 2,91 m. O coeficiente aerodinâmico (Cx)
baixou de 0,40 para 0,34, ganho que pode ser considerado notável.
O porta-malas acomoda excelentes 500 litros e, com o total rebatimento
dos bancos traseiros, chega a 2.050. Para carregar o espaço de carga por
trás, a abertura da tampa traseira é elétrica. E com todo esse tamanho o
diâmetro mínimo de curva é de apenas 11,6 metros. O tanque de
combustível de 95 litros assegura autonomia de até 1.216 quilômetros na
estrada, considerando o consumo informado de 12,6 km/l. Também
impressiona a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, lembrando que
é um diesel que pesa 2.185 kg vazio.
Carro para poucos? Sem dúvida. Mas para quem pode pagar por um dos 200
veículos que serão importados anualmente e quer luxo na terra, com
eficiência, o novo lançamento da Mercedes está na medida certa. |
MOTOR
- longitudinal, 6 cilindros em V; duplo comando nos cabeçotes,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 83 x 92 mm.
Cilindrada: 2.987 cm3. Taxa de compressão: 17,7:1. Injeção
direta de duto único, turbocompressor, resfriador de ar. Potência máxima:
224 cv a 3.800 rpm. Torque máximo:
52
m.kgf a 1.600 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 7 marchas; tração integral. |
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira,
independente, multibraço. |
RODAS
- 8 x 19 pol; pneus, 255/50 R 19. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,78 m; largura, 1,911 m; altura, 1,815 m;
entreeixos, 2,915 m; capacidade do tanque, 95 l; porta-malas, 500
a 2.050 l; peso, 2.185 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 215 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 8,6 s. |
CONSUMO
- na cidade, 7,8 km/l; na estrada, 12,6 km/l. |
Dados do fabricante |
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