A potência equivale a apenas 38
cv, mas com torque máximo presente em toda rotação; o conjunto
motor-baterias aumenta o peso em 50 kg
Recarregar as baterias de sais
de níquel requer oito horas; a Weekend sai de Betim, MG preparada para
receber a conversão para eletricidade |
O conjunto motor-câmbio pesa pouco menos de 70 kg, sendo 47 kg só do
motor. Um conjunto de motor de 1,8 litro flexível e câmbio de cinco
marchas, como na
Palio Adventure, pesa por volta de 160 kg. Mesmo com o peso adicional
das baterias, a diferença total da elétrica para a ELX com motor 1,4, da qual é derivada, é de apenas 50 kg a favor da ELX.
O sistema conta com regeneração de energia: capta a energia que seria
desperdiçada com a inércia do movimento do carro, ao desacelerar ou
frear, e realimenta a bateria. Esse sistema, que pode ser ligado ou
desligado a critério do motorista, consegue reaproveitar até 10% da
energia usada pelo veículo.
Sensação
diferente
Andar em um carro que
encontramos todos os dias nas ruas, só que com propulsão elétrica, é uma
sensação muito diferente e passa até a impressão de que, em breve,
poderemos ver essa Weekend nas concessionárias. Tudo começa ao ligar o
carro, como em um modelo convencional, mas com somente dois movimentos
de chave. Na posição que seria ligado apenas o sistema elétrico de um
carro comum, esta Palio já está ligada, só que o motorista não percebe.
Não há barulho, ronco de motor ou mesmo luz indicativa de que o carro
está ligado.
Para andar, basta soltar o freio de estacionamento e acelerar. O carro
começa a movimentar-se em silêncio, só rompido pelo ruído do atrito dos
pneus com o solo. Uma sensação muito diferente, que causa certa
estranheza. Vencida a inércia, o carro movimenta-se com desenvoltura,
pois o torque máximo de 12,6 m.kgf está disponível em todas as rotações.
Andando com quatro pessoas durante a avaliação, dentro da usina de
Itaipu, o carro mostrou certa dificuldade para sair da imobilidade, mas
uma vez vencida ele mantém velocidade sem problemas nos trechos planos e
de leve aclive. Já nos mais acentuados é necessário
acelerar mais e nem sempre a velocidade se mantém.
O interior da Weekend elétrica é similar ao de um carro de linha normal,
com as diferenças no quadro de instrumentos, que conta apenas com o
velocímetro, e nos indicadores de carga (em percentual), tensão,
amperagem e temperatura das baterias (além da seleção feita pela
alavanca de câmbio) no alto do painel. Todos os outros equipamentos
usuais estão presentes, até mesmo o rádio e o controle elétrico dos
vidros. O carro mantém o sistema de 12 volts original para alimentar
esses equipamentos e, mais importante, alimentar a central eletrônica
que gerencia todo o sistema elétrico.
Em Itaipu a Fiat, em conjunto com seus parceiros, montou uma pequena
linha de montagem onde são convertidos os carros do projeto. Até o
momento já foram montados 21, sendo que o objetivo é construir 50
carros. As Weekends seguem da fábrica de Betim, MG já configuradas para
receber o sistema elétrico, chegando sem motor, câmbio, sistema de
escapamento e tanque de combustível, além de trazer alterações na
suspensão e nos freios em função da mudança da distribuição de peso
entre os eixos, já que agora a parte traseira é mais pesada que a
dianteira.
A Fiat considera o grande problema dos carros elétricos a bateria, que
demora a ser recarregada e ainda pesa muito. O maior problema, no
entanto, é o custo do carro. Com o conjunto baterias-motor custando
25.000 euros, o preço da Palio Weekend elétrica para venda a parceiros é
de R$ 145.000! Se houvesse isenção de todos os impostos, explica a Fiat,
o preço cairia para R$ 86.000 — mais palatável, mas ainda um tanto alto
e demorado para ser compensado pela economia no quilômetro rodado. |
MOTOR
- elétrico assíncrono trifase; potência máxima, 28 kW (37,8 cv);
torque máximo, 12,6 m.kgf. |
BATERIAS -
sódio-níquel-cloro; tensão, 253 V; energia, 19,2 kWh; tempo de
recarga, 8 h. |
CÂMBIO
- 1 marcha; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco; traseiros a tambor. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, independente, braço
arrastado. |
RODAS
- 5,5 x 14 pol; pneus, 185/65 R 14. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,237 m; largura, 1,639 m; altura, 1,504 m;
entre-eixos, 2,437 m; porta-malas, ND; peso, 1.180 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 100 km/h; aceleração
de 0 a 60 km/h, 9,0 s. |
Dados do fabricante; ND = não disponível |
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