Com a tampa traseira em duas
partes e a plataforma móvel, usa-se o espaço de carga da 3008 de
diferentes maneiras conforme a situação
Na breve avaliação, boas
impressões com o motor de ótimo torque e o comportamento dinâmico
seguro, que inclui controle de estabilidade
Derivada da plataforma do
308, a minivan tem suspensões simples e um motor muito moderno; seis
bolsas infláveis vêm nas duas versões |
Pequeno, mas vigoroso
A 3008 enfim coloca a PSA Peugeot-Citroën brasileira na onda downsizing
(redução de tamanho) de motores, que prevê o uso de menor cilindrada
compensada por técnicas como turbocompressor, com
resfriador de ar, e
injeção direta de gasolina. Embora usado
há anos em modelos de ambas as marcas na Europa, o motor turbo de 1,6
litro desenvolvido em parceria com a BMW — que o usa no Mini Cooper S —
demorou a chegar a nosso mercado pelas mãos dos franceses.
A concepção moderna abrange bloco de alumínio e
variação do tempo das válvulas de
admissão. Não só a potência de 156 cv (específica
de 97,6 cv/litro) é boa, mas sobretudo sua distribuição: o robusto
torque máximo de 24,5 m.kgf está disponível desde 1.400 rpm, o que
significa respostas muito rápidas logo acima da marcha-lenta. Também
atual é a caixa automática de seis marchas, duas a mais que a usada até
então pela PSA nos carros de quatro cilindros vendidos aqui.
O uso da plataforma do 308 levou a Peugeot a manter a suspensão traseira
de conceito simples, por eixo de torção, mas não impediu o uso de uma
solução técnica para conter a inclinação da carroceria nas curvas.
Chamado de Controle Dinâmico de Rolagem, o sistema usa um módulo
hidráulico central de ligação entre os amortecedores traseiros. Com um
pistão flutuante e uma câmara de compensação, o dispositivo atua como um
terceiro amortecedor quando a carroceria se inclina, pela transferência
hidráulica entre o amortecedor direito e o esquerdo.
Com um tempo bastante instável, intercalando calor e chuva torrencial, a
imprensa fez um rápido teste da 3008 no lado argentino do Parque
Nacional de Foz do Iguaçu, PR. Para um carro de 1.660 kg, o motor 1,6
poderia soar pequeno, mas com as soluções adotadas — em especial o turbo
— a aceleração é surpreendente. A sensação é de cilindrada 50% maior. O
fabricante anuncia 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima
limitada a 202 km/h, marcas muito boas para um modelo familiar. A 120
km/h o conta-giros indica apenas 2.600 rpm em sexta.
A caixa automática conta com operação manual sequencial, pela própria
alavanca (sobe para frente, reduz para trás), e em modo automático pode
ser usada no programa esportivo, que faz as trocas em rotação mais
elevada. Mesmo na opção manual o câmbio muda de marcha para cima por
volta de 6.000 rpm. Uma forte tempestade deu oportunidade de provar não
só o ótimo isolamento acústico e a vedação, mas também o limpador de
para-brisa com braços em sentidos opostos e enorme área de varredura. Já
no trecho sinuoso, com alguma lama, foi possível testar o controle de
estabilidade e o sistema que contém a rolagem da carroceria. A 3008
mostrou-se um carro firme nas curvas, mesmo com grande curso de
suspensão e rodar confortável.
Pelos preços sugeridos, a 3008 oferece muito em espaço, conforto,
desempenho e itens de conveniência e de segurança — e chega a ofuscar em
tecnologia a "prima" C4 Picasso, que ainda usa motor e câmbio de
gerações passadas do grupo. Tudo considerado, ficou claro que a Peugeot
tem um forte competidor tanto para o segmento de minivans quanto para
outras categorias, já que os utilitários esporte modernos estão cada dia
mais próximos dos automóveis. |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 77 x 85,8 mm.
Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção direta,
turbocompressor e resfriador de ar. Potência máxima: 156 cv a 6.000 rpm. Torque máximo:
24,5
m.kgf a 1.400 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 17 pol; pneus, 225/50 R 17. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,365 m; largura, 1,837 m; altura, 1,635 m;
entre-eixos, 2,613 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 432
l; com banco rebatido, 1.241 l; peso, 1.660 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 202 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 9,5 s. |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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