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Fotos: Geraldo Tite Simões
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Avaliado em Ouro Preto, MG, o 308 mostrou-se agradável de dirigir; o motor 1,6 desempenha bem, mas o câmbio automático é um ponto fraco

A rigor, são novos apenas os controles eletrônicos de estabilidade e tração e as medidas de pneus, pois as versões de 1,6 litro já usam 205/55 R 16 (no antecessor havia pneus de 15 pol na opção de entrada) e as de 2,0 litros passam a 225/45 R 17. Para lidar com o piso brasileiro, toda a linha ganhou maior curso de suspensão e a carroceria ficou 2,2 cm mais alta em relação à do modelo europeu.

Ao volante   Começamos a avaliação pela versão de 2,0 litros e câmbio manual. Com relações um pouco curtas, a principal característica percebida é a grande retomada de velocidade em quinta e última marcha, pois a 120 km/h o conta-giros aponta 3.500 rpm. O funcionamento suave do motor e o baixo nível de ruído agradam, sem afastar a sensação de esportividade trazida pelas rápidas respostas.

Quando passamos para a versão de 1,6 litro, a primeira sensação é de um motor mais áspero, o que pode ter relação com a taxa de compressão mais alta agora adotada ou mesmo com menor absorção de ruídos e vibrações, por se tratar de versão de acabamento mais simples. Nota-se leve "assobio" em última marcha em algumas faixas de rotação. Muito bons a aceleração e o desempenho geral do propulsor. Para nossa surpresa, a 120 km/h o motor registrou as mesmas 3.500 rpm da versão mais potente, sinal de que houve moderação ao definir as relações de câmbio.
 
A última versão avaliada foi a de topo, Feline, com motor 2,0 e câmbio automático. De fato a opção pela caixa de quatro marchas não é a mais adequada para as características do motor, que não desempenha tão bem em baixas rotações. A acentuada queda de giros nas trocas ascendentes tira muito do vigor ao acelerar, embora a calibração da caixa seja correta, com mudanças suaves. Seria ideal a Peugeot adotar também para esse motor o câmbio de seis marchas que virá com o 1,6 turbo.

Como era de se esperar, na versão automática o motor gira menos, 3.250 rpm na velocidade de 120 km/h em quarta. O câmbio em modo sequencial troca sozinho para cima, ao chegar ao limite de rotação, e traz as opções de uso S (esportivo) e de inverno, que força a saída em segunda marcha para evitar patinação das rodas. Outra diferença notada no Feline foi a rodagem mais dura, em função das rodas de 17 pol e pneus 225/45: nas ruas de calçamento de Ouro Preto, revelaram-se mais sensíveis que as rodas de 16 pol e pneus 205/55 da versão 1,6.

No ano passado o 307 hatch alcançou apenas 6.645 unidades vendidas, contra mais de 35 mil do Hyundai I30 e 27 mil do Ford Focus, os líderes da categoria. Moderada, a Peugeot não pensa em competir com os grandes, mas espera dobrar a média mensal com o novo 308. Conseguirá? Acreditamos que sim, pois o carro tem o jeito moderno que todo consumidor aprecia, um motor 1,6 dos melhores da classe e farto conteúdo de série, além de ser muito agradável de dirigir, como é habitual na marca, e ser oferecido aos mesmos preços de seu antecessor.

Ficha técnica
    Allure 1,6 Feline 2,0
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, variável, 4
Diâmetro e curso 78,5 x 82 mm 85 x 88 mm
Cilindrada 1.587 cm3 1.997 cm3
Taxa de compressão 12,5:1 10,8:1
Potência máxima 115 cv a 6.000 rpm (gas.) e
122 cv a 5.800 rpm (álc.)
143 cv a 6.250 rpm (gas.) e
151 cv a 6.000 rpm (álc.)
Torque máximo 15,5 m.kgf a 4.000 rpm (gas.) e
16,4 m.kgf a 4.000 rpm (álc.)
20 m.kgf a 4.000 rpm (gas.) e
22 m.kgf a 4.000 rpm (álc.)
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 5 automático, 4
Tração dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência eletro-hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas 16 pol 17 pol
Pneus 205/55 R 16 225 / 45 R 17
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,276 m / 1,815 m
Altura e entre-eixos 1,498 m / 2,608 m
Capacidade do tanque e porta-malas 60 l / 430 l
Peso 1.320 kg 1.387 kg
DESEMPENHO
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 191 km/h 196 km/h 199 km/h 206 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,0 s 10,3 s 10,5 s 9,9 s
Dados do fabricante; consumo não disponível
 
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