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O acabamento X-Line é bem simples na aparência, mas parece o XR no ambiente interno e tem a maior capacidade de carga da classe: 742 kg

Ao volante   Compromisso é um conceito no qual todo projetista dorme pensando — como equilibrar mais de uma característica em um mesmo veículo. No caso dos picapes, esse compromisso seria a melhor equação entre veículo de trabalho e carro de passeio. O grande desafio é equilibrar o quanto de característica de cada exigência incluir sem prejudicar a outra. Nesse sentido, as 320 pessoas que trabalharam no desenvolvimento do Hoggar podem dormir tranquilas, porque entregaram um produto com o melhor compromisso entre essas categorias oferecido em sua classe. Durante os mais de 180 quilômetros da avaliação da imprensa no lançamento em Santa Catarina, por vários tipos de terrenos e topografia, mal se percebeu estar a bordo de um picape. Só mesmo ao olhar pelo retrovisor “caía a ficha” de que aquele veículo era um utilitário, pois a sensação era de estar rodando com um 207 qualquer.

O principal responsável por esse efeito é a suspensão, que suporta elevado peso sem ser rígida a ponto de deixar o veículo saltitante quando vazio. Nota-se bem a vantagem das rodas independentes quando as irregularidades atingem apenas uma das rodas traseiras. A respeito de desempenho, a versão XR 1,4 agrada no uso urbano, mesmo com a primeira marcha tão curta que só mesmo na subida e carregado seria necessário usá-la. A retomada de velocidade é lenta, em comparação com a 1,6 e com os principais oponentes, mas há boa aceleração quando se usa o motor a pleno. Já a disposição do Escapade 1,6 16V surpreende e pode ser equiparada à dos 1,8 concorrentes da Fiat e da GM, com os 1,6 da Ford e da VW (e o 1,4 da GM) ficando para trás. O motor consegue responder bem já nas baixas rotações e tem uma retomada de velocidade rápida e linear. Fizemos várias simulações na subida de uma serra, no litoral de Santa Catarina, e o 16V mostrou-se do tamanho ideal para quem transporta carga por longos trajetos, mesmo sendo o veículo 79 kg mais pesado que o XR. Sua capacidade de carga é de 650 kg.

O melhor das duas versões avaliadas é mesmo o nível de conforto. No piso de calçamento da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, SC, o Hoggar foi tão suave e silencioso quanto um carro “normal”. Durante o teste não se observou nenhuma deficiência nos freios, mesmo com a caçamba vazia — situação que normalmente desequilibra a frenagem dos picapes —, mas é fato que muitos desejam o sistema antitravamento (ABS), que por isso deveria ser oferecido ao menos no Escapade. Neste primeiro contato não tivemos a oportunidade de avaliar os modelos com carga na caçamba nem tivemos acesso à versão X-Line, que deixa curiosidade sobre seu comportamento sem carga pela suspensão mais reforçada.

Segundo a Peugeot, das 1.500 unidades por mês que ela pretende vender até o fim do ano, 14% devem ser da versão X-Line, 60% da XR e 26% da Escapade. A garantia de motor e câmbio foi estendida para três anos (no restante do veículo é de um ano), decisão não ampliada para outros modelos da linha. A fábrica francesa pode estar chegando ao segmento quase 30 anos depois das marcas concorrentes, mas prova que escolheu bem as melhores qualidade de cada adversário para compor seu produto. O Hoggar parece apto a conquistar boa fatia do público alvo formado em mais de 90% por homens entre 30 a 49 anos. Ainda segundo a Peugeot, 37% são pequenos comerciantes e 41% transportam carga. Não pergunte o que farão os outros 59% com tanto espaço na traseira.

Ficha técnica
    XR 1,4 Escapade 1,6 16V
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 75 x 77 mm 78,5 x 82 mm
Cilindrada 1.360 cm3 1.587 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 11:1
Potência máxima (gas./álc.) 80 / 82 cv a 5.250 rpm 110 / 113 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 12,85 m.kgf a 3.250 rpm 14,2 / 15,5 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco / a tambor a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) não
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro ND
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, braço arrastado, estabilizador
RODAS
Rodas 14 pol 15 pol
Pneus 175/70 R 14 185/65 R 15
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,526 m / 1,668 m
Altura e entre-eixos 1,524 m / 2,745 m
Capacidade do tanque e caçamba 55 l / 1.151 l
Capacidade de carga 660 kg 650 kg
Peso 1.135 kg 1.216 kg
DESEMPENHO E CONSUMO
Velocidade máxima 156 km/h 179 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,4 s 11,9 s
Dados do fabricante; consumo não informado; ND = não disponível

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