Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Suspensão macia e boa estabilidade foram confirmadas na avaliação na Bahia, mas o desempenho muda por inteiro com a escolha do motor

Clique para ampliar a imagem

Lento e aparentemente pesado com o 1,0-litro (em cima), bem agradável com o 1,6, o Logan atenua seu jeito espartano e mantém os atributos

Com ajuste de altura do volante e o bom banco, descobrir uma posição ideal para dirigir o Logan é fácil. Uma qualidade está nas portas amplas e com bom ângulo de abertura. Um senão merece a alavanca de ajuste da altura do assento do motorista, situada entre a lateral do banco e a porta: quando ela está fechada, o espaço para a mão é exíguo. O câmbio tem um curso justo e direção assistida hidráulica (opcional) está bem calibrada. As vibrações do motor 1,6 em marcha lenta mal são percebidas do habitáculo. O motor de 92/95 cv leva o Logan com facilidade às velocidades habituais de viagem com nível de ruído razoável para a proposta. Na bem asfaltada BA-099 o carro se mostrou equilibrado, percorrendo curvas amplas em velocidade sem oscilações nocivas. A suspensão absorve bem as irregularidades e em frenagem intensa o comportamento é correto.

De volta à base, chega a hora da versão 1,0 16V. É difícil identificá-lo, pois a única diferença entre as versões Expression de motores diferentes está na pequena tarja no porta-malas — numa está escrito 16V, na outra 1.6. Já na saída nota-se que o fôlego é bem menor: é preciso recorrer a altas rotações para "acordar" o pequeno motor. A primeira marcha bem curta acaba logo, assim como as outras, e chegamos a 80 km/h em quarta sentindo que, se passarmos para a quinta, a velocidade não vai progredir. Os 76/77 cv do motor de pouco torque em baixa rotação têm uma tarefa árdua ao empurrar os 1.025 kg e a grande área frontal à frente. Como em todo carro de 1.000 cm³, o acelerador e o câmbio devem ser usados sem parcimônia se a intenção for alcançar o ritmo coerente com o da rodovia. Para chegar a 120 km/h e manter tal velocidade em aclives o empenho do motorista deve ser redobrado
—  e sem garantia de sucesso. Não há como obter milagre aqui: motor 1,0 é muito pequeno para um carro desse porte. O desempenho fica seriamente prejudicado pela massa que o propulsor tem que carregar.

Enfim, o novo Logan é o que deveria ter sido desde o início: um carro do segmento de entrada dos sedãs com dimensões avantajadas, mas sem ser tão espartano. Se ao lançá-lo a Renault pesquisasse melhor o histórico de carros “pelados” ou rústicos demais no Brasil, descobriria que a essencialidade entre nossos consumidores é tida como defeito, e não qualidade. Durante a avaliação o motorista de um Siena nos parou para perguntar do carro. As primeiras perguntas que fez foi sobre os preços e, ao ouvir os valores, retrucou: “Mas isso é completo, né?” Eis a alma do cliente por aqui: quer economia, quer pagar pouco, quer espaço. Quer tudo o que os carros superiores costumam ter e não se sentir em algo muito despojado — ou, pior ainda, deixar os vizinhos perceberem que está nessa situação. Para esses brasileiros o novo Logan é certo, pois está mais caprichado por fora e por dentro, sem perder suas qualidades essenciais.

Ficha técnica
    Authentique 1,0 16V Expression 1,6
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 69 x 66,8 mm 79,5 x 80,5 mm
Cilindrada 998 cm3 1.598 cm3
Taxa de compressão 10:1 9,5:1
Potência máxima (gas.) 76 cv a 5.850 rpm 92 cv a 5.250 rpm
Potência máxima (álc.) 77 cv a 5.850 rpm 95 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas.) 9,9 m.kgf a 4.350 rpm 13,7 m.kgf a 2.850 rpm
Torque máximo (álc.) 10,1 m.kgf a 4.350 rpm 14,1 m.kgf a 2.850 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não sim (opcional)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica (opcional)
Diâmetro de giro 10,5 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson, estabilizador
Traseira eixo de torção, estabilizador
RODAS
Rodas 14 pol 15 pol
Pneus 185/70 R 14 185/65 R 15
DIMENSÕES
Comprimento / largura 4,288 m / 1,74 m
Altura / entre-eixos 1,534 m / 2,63 m
Capacidade do tanque 50 l
Porta-malas 510 l
Peso 1.025 kg 1.080 kg
DESEMPENHO
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 160 km/h 161 km/h 173 km/h 175 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,3 s 14,2 s 12,2 s 11,8 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade