Por enquanto o câmbio
automático, associado ao motor de 16 válvulas, está restrito à versão
Privilêge com um aumento de preço de R$ 3.500 |
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O motor mais potente e suave que o de
oito válvulas convence, mas o câmbio merecia melhor calibração para deixar as
trocas mais suaves |
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Até nos acostumarmos, por várias vezes passamos à música seguinte quando
o objetivo era ouvir a faixa atual um pouco mais alto. Outras
incoerências: não é no botão principal que se liga o rádio e, para
chegar aos ajustes de graves e agudos, passa-se por uma injustificável
sequência de menus e comandos. O comando satélite junto ao volante não
está em melhor situação, já que seus botões ficam encobertos por um dos
raios e exigem adivinhação.
E, tanto quanto o áudio, muito se lamentou que o antigo Sandero tivesse
o controle elétrico dos vidros com botões no painel, para os dianteiros,
e no fim do console central para os traseiros, mais fáceis de acionar
com os pés que com as mãos de quem viajava atrás. Agora eles estão onde
sempre deveriam, nas portas. Só que a Renault improvisou o local dos
botões traseiros, nos apoios de braço, e acioná-los requer um
contorcionismo que, no caso de haver três pessoas atrás, exige
habilidades de Cirque du Soleil.
Melhor seria substituir o péssimo apoio, em cujo puxador cabem apenas as
pontas dos dedos — aquele mesmo que vinha nas portas dianteiras do Logan
e despertou inúmeras críticas até ser trocado. Enquanto isso, o calor
transmitido pela base do porta-copos do console dianteiro faz imaginar
um sistema de aquecimento de bebidas, mas que não pode ser desligado
quando se prefere tomar algo frio.
Então está tudo errado no interior do Sandero? Não, pelo contrário.
Apesar dos vários pontos que merecem revisão, ele mostra um acabamento
compatível com os dos concorrentes diretos, o espaço é dos maiores da
classe (mérito da altura e da distância entre eixos acima da média) e
uma posição confortável para o motorista pode ser encontrada, mesmo com
o volante cerca de 5 cm deslocado para a direita em relação ao banco.
Também ficou bom o quadro de instrumentos com novo visual, embora
marcadores analógicos para temperatura e nível de combustível fossem
preferíveis aos digitais, e agora o bocal de abastecimento é aberto por
uma alavanca no assoalho. Há ainda um dos maiores compartimentos de
bagagem da categoria (para 320 litros) e acomodação satisfatória até
para o passageiro central do banco traseiro. O que poucos apreciam é a
montagem do estepe embaixo do assoalho, por fora, mais vulnerável ao
furto e menos conveniente no caso de troca de pneu, embora tenha a
vantagem de dispensar a retirada de eventual bagagem.
O Sandero Privilège vem com razoável conteúdo de série, que inclui
ar-condicionado, direção assistida, ajustes de altura do banco do
motorista e do volante, controle elétrico dos vidros e travas com
controle remoto para estas, rádio/CD com MP3, computador de bordo,
faróis de neblina, banco traseiro bipartido e rodas de alumínio de 15
pol. O pacote de opcionais de segurança — bolsas infláveis frontais com
volante revestido em couro, freios ABS e encosto de cabeça para o
passageiro central — adiciona R$ 2.500 e assim, com pintura metálica e o
câmbio, ele passa para R$ 45.100, valor competitivo para um modelo com
tais atributos, apesar das incômodas reduções de custo. |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 79,5 x 80,5 mm.
Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 107 cv (gas.) e 112 cv (álc.)
a 5.750 rpm. Torque máximo:
15,1 m.kgf (gas.) e 15,5 m.kgf (álc.) a 3.750 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 4 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 15 pol; pneus, 185/65 R 15. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,021 m; largura, 1,746 m; altura, 1,528 m;
entre-eixos, 2,591 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 320
l; peso, 1.087 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 169 km/h (gas.) e 171 km/h (álc.); aceleração
de 0 a 100 km/h, 11,9 s (gas.) e 11,7 s (álc.). |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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