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O Sandero com motor de oito válvulas anda bem e atrai pelo preço, mas é o 16V que cativa pelo desempenho

Dirigi-lo com vigor é prazeroso, pois o motor gira com facilidade e tem boas respostas em todas as faixas de rotação, combinado à direção precisa e segura e freios com boas respostas, além do ABS opcional que não existe no Logan. O 1,6 básico, por sua vez, não tem o mesmo brilho. Longe de ser ruim ou insuficiente para o carro, poderia ser mais potente: tem 92/95 cv contra 105/113 cv do Focus de mesma configuração, por exemplo. Uma das razões pode estar na baixa taxa de compressão, 10:1. Os três motores podem rodar com gasolina sem álcool (E0), útil ao viajar a um país vizinho.

De qualquer forma, o acerto do conjunto do Sandero deixou uma impressão muito positiva, sobretudo o 1,6 16V. Uma ressalva fica para as relações de marcha. Com exceção da quinta marcha, um pouco mais longa no oito-válvulas (0,80:1 contra 0,82:1), as relações são as mesmas em ambos os motores 1,6 e se mostraram um pouco curtas. A 120 km/h a rotação é de 3.500 rpm, o que causa certo incomodo porque o carro é pobre em isolamento acústico. O motor nos lembra a todo instante que está ali, assim como os pneus. Além disso, percebe-se do banco traseiro o sopro dos gases de escapamento em acelerações vigorosas. Não chega a ser um problema, mas causa certa estranheza.

Mas a Renault fez um carro bem acertado e que deve incomodar Fox, Palio, Corsa, Fiesta, 206 e C3. Punto, Polo e os médios Astra e Focus, também podem sofrer concorrência. O alvo da empresa é o consumidor que não conhece os produtos Renault. Ela quer mostrar a ele que seus produtos são interessantes e mantê-lo na marca. Sem dúvida é uma meta ambiciosa, mas tudo indica que desta vez a Renault está com os pés no chão e elaborando previsões mais realistas para o mercado nacional. É esperar e ver se o Sandero vai ajudar a marca a ter o crescimento desejado.

Ficha técnica
    Privilège 1,6 Privilège 1,6 16V
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 79,5 x 80,5 mm
Cilindrada 1.598 cm3
Taxa de compressão 10:1
Potência máxima (gas.) 92 cv a 5.250 rpm 107 cv a 5.750 rpm
Potência máxima (álc.) 95 cv a 5.250 rpm 112 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas.) 13,7 m.kgf a 2.850 rpm 15,1 m.kgf a 3.750 rpm
Torque máximo (álc.) 14,1 m.kgf a 2.850 rpm 15,5 m.kgf a 3.750 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento não sim (opcional)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 10,5 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson, estabilizador
Traseira eixo de torção, estabilizador
RODAS
Rodas 15 pol
Pneus 185/65 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,021 m
Largura 1,746 m
Altura 1,528 m
Entreeixos 2,591 m
Capacidade do tanque 50 l
Porta-malas 320 l
Peso 1.055 kg 1.087 kg
Desempenho e consumo
  Privilège 1,6 Privilège 1,6 16V
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 172 km/h 174 km/h 181 km/h 184 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,1 s 11,7 s 10,2 s 10,1 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

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